‘Tiquinho’ Soares está no topo de goleadores brasileiros a jogar na Europa. De acordo com as contas feita pelo jornal O jogo, o avançado do FC Porto segue empatado com Diego Costa do Chelsea como os brasileiros com mais golos a jogar na Europa. Com 19 golos marcados esta temporada, o jogador dos ‘dragões’ fica na frente, uma vez que Diego Costa soma golos pela seleção espanhola, país pelo qual se naturalizou.

Numa lista com vários jogadores de grandes clubes europeus, o antigo jogador do Vitória de Guimarães que chegou ao FC Porto em janeiro mostra as qualidades pelas quais os ‘dragões’ avançaram para a sua contratação. Atrás do camisola 29 estão grandes nome da seleção brasileira como Neymar (nove golos), Phillipe Coutinho (10 golos), Lucas Moura (nove golos) e Roberto Firmino ( 11 golos).

No entanto, ressalvar que estes jogadores são extremos e médios em oposição a Soares que é avançado. Contudo, no capitulo de homens mais ofensivos, o jogador do FC Porto mantém-se na frente. Vágner Love (Alanyasport), Whelton (Paços de Ferreira) e Jonas (Benfica) seguem o jogador dos ‘azuis e brancos’, mas com menos três golos no mínimo com é o caso de Vágner Love.

Desde que chegou ao Estádio do Dragão, Soares soma já vários tentos decisivos na equipa de Nuno Espírito Santo. Com efeito, na estreia pelos ‘azuis e brancos’, Soares bisou frente ao Sporting na vitória do FC Porto sobre os ‘leões’ por 2-1.

Apesar da boa forma e da letalidade mostrada à frente da baliza – frente ao Desportivo de Chaves voltou a faturar – Soares está muito longe de ser o melhor marcador do campeonato, uma vez que, na frente, está Bas Dost com uma vantagem considerável sobre o jogador do FC Porto. O internacional holandês soma 31 tentos no campeonato. Um número bastante mais alto do que os 19 golos assinados por Soares.

Perante as boas exibições do avançado pelo FC Porto, a porta para a seleção brasileira pode estar perto de se abrir para o jogador. Conhecido por Tite, Soares foi-lhe apontado por Sylvinho durante o encontro entre ‘dragões’ e ‘leões’ no Estádio do Dragão. No entanto, a potencial ida do avançado à ‘canarinha’ ainda não passou de uma hipótese para o selecionador brasileiro.

Para já, Soares mantém-se focado no FC Porto e a querer fazer golos no campeonato na procura de assistir os ‘dragões’ até à conquista do título. As contas da equipa de Nuno Espírito Santo não se avizinham fáceis quando faltam apenas mais três jornadas para o final da prova e da temporada dos ‘azuis e brancos’.