O FC Porto anunciou publicamente o apoio institucional ao Sporting na luta dos 'leões' pelo reconhecimento dos títulos títulos do Campeonato de Portugal como sendo de Campeões Nacionais.

Num comunicado assinado por Nuno Saraiva e Francisco J. Marques, diretores de comunicação de leões e dragões pode ler-se que, 'é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa', e que ambos os clubes vão lutar pelo, "reconhecimento dos títulos do Campeonato de Portugal como sendo de Campeões Nacionais, como consta da documentação oficial da Federação Portuguesa de Futebol e suas plataformas".

Recorde-se que o Sporting tem vindo a reinvidicar há um ano uma recontabilização de mais quatro títulos de campeão devido à conquista de quatro edições do Campeonato de Portugal (disputado entre 1921 e 1938).

"O objetivo do Campeonato de Portugal era apurar o Campeão Nacional e não o simples vencedor de uma 'taça' sem qualquer propósito. Se o Campeonato de Lisboa estabelecia qual a melhor equipa da capital, o Campeonato de Portugal fazia essa distinção ao nível do país inteiro. As pessoas queriam saber quem era a melhor equipa nacional e o Campeonato de Portugal, ano após ano, dava-lhes essa resposta", escreveu o Sporting em comunicado em junho de 2016.

No entanto, o FC Porto na área de palmarés do seu site oficial tem apenas um total de 27 títulos de campeão nacional, colocando em separado os quatro alcançados no Campeonato de Portugal.

Caso o emblema do Dragão incorporasse os quatro títulos do Campeonato de Portugal no seu palmarés só poderia acrescentar somente três títulos de campeão e passaria a somar um total de 30 campeonatos ganhos, uma vez que a edição de 1934/1935 realizou-se no ano de estreia da Primeira Liga na primeira das suas quatro épocas experimentais.

Já o Sporting afirma no seu site oficial que conta no seu palmarés com um total de 22 títulos de campeão nacional somando aos 18 títulos de campeão a conquista de quatro títulos do Campeonato de Portugal.

O Campeonato de Portugal realizou-se entre 1921 e 1938 e contou com 17 edições, tendo sido ganha por Sporting (quatro vezes), FC Porto (quatro), Benfica (três), Belenenses (três), Carcavelinhos, Marítimo e Olhanense.