O Rossio da cidade de Viseu está hoje 'pintado' de vermelho, com a concentração de quase dois mil adeptos do Benfica a festejarem a conquista do 36.º campeonato nacional de futebol e o primeiro tetra da história do clube.

A festa começou a desenhar-se cedo na praça mais nobre da cidade de Viseu, onde foi colocado um ecrã gigante, a poucos metros do edifício da Câmara Municipal.

As buzinas e os petardos começaram a ouvir-se ainda decorria a primeira parte da partida, já os 'encarnados' venciam o Vitória de Guimarães por larga vantagem, para regozijo dos seus adeptos, que com o aproximar do final do jogo eram cada vez em maior número.

Depois do apito para o final da partida todos os caminhos foram dar ao 'coração' da cidade de Viseu, onde os benfiquistas eram quase dois mil por volta das 21:00.

Vestidos a rigor, com cachecóis e camisolas com o emblema da águia ao peito, a alegria irradiava dos rostos dos 'foliões', desde os mais novinhos aos mais habituados a estas andanças.

"Hoje o Benfica fez história, é a primeira vez que é tetra campeão. O Benfica é o nosso grande amor", apontou Carlos Santos, de cachecol erguido.

Entre cânticos e ensurdecedoras buzinadelas, este ano não houve mergulhos na fonte luminosa, por se encontrar sem água, apesar de muitos escolherem este ponto para a festa.

O "mar de gente" continua em clima de grande entusiasmo, antevendo-se que a festa seja para durar noite dentro.

O Benfica conquistou hoje o 36.º título de campeão nacional de futebol da sua história, o quarto consecutivo, ao vencer na receção ao Vitória de Guimarães, por 5-0, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga, contabilizando 81 pontos, mais oito do que o FC Porto, que conta menos um jogo.