Centenas de adeptos do Benfica festejaram hoje em Braga a conquista do 36º título nacional de futebol da equipa 'encarnada', o primeiro tetracampeonato da história do clube.

Ainda que em menor número do que em outros tempos, várias dezenas de adeptos do Benfica foram chegando ao centro da cidade minhota alguns minutos após o fim do jogo com o Vitória de Guimarães, que a turma da 'Luz' venceu por 5-0, carimbando o primeiro lugar no campeonato independentemente dos resultados do FC Porto até ao final, para celebrar o feito inédito na história do clube: a conquista do tetracampeonato.

O grupo foi aumentando com o passar do tempo e uma ruidosa caravana automóvel percorreu as principais artérias da zona mais central da Cidade dos Arcebispos.

Cachecóis já com alusões ao 'tetra' eram vendidos apesar da chuva miudinha que caía e arrefecia alguns ânimos, e num dos carros que passavam pela Avenida Central, epicentro dos festejos, até um cão participava.

Mal o jogo terminou e quando eram muito poucos os adeptos do Benfica, um pequeno grupo de jovens mostrou-se contra os seus festejos, com alguns impropérios pelo meio, mas a chegada da PSP dissuadiu qualquer eventual incidente.

O Benfica goleou hoje o Vitória de Guimarães por 5-0, com golos de Cervi, Jiménez, Pizzi e Jonas (dois), os primeiros quatro marcados ainda na primeira parte, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga.

Com este triunfo, o Benfica assegurou a conquista do seu 36.º título de campeão nacional de futebol, ao contabilizar 81 pontos, mais oito do que o FC Porto, que conta menos um jogo.