A chuva que começou a cair pouco depois do apito final no Benfica-Guimarães estragou a festa aos 'encarnados' no Luxemburgo, que este ano foram menos a celebrar na capital luxemburguesa do que em anos anteriores.

"Acho que este ano a chuva veio estragar-nos a festa, porque no ano passado havia muito mais gente", lamentou Natalina Santos, 54 anos, há duas décadas no Luxemburgo.

De bandeira do Benfica às costas, Natalina abrigou-se com a família na entrada de um prédio, tal como muitos dos adeptos que foram festejar para a Praça da Gare, o local onde os emigrantes portugueses no Luxemburgo celebram habitualmente as vitórias no futebol.

Apesar do mau tempo, várias centenas de adeptos saíram à rua depois de o Benfica ter goleado o Guimarães, sagrando-se tetracampeão nacional, e Natalina não ficou desiludida.

"Desiludida, eu? Não, muito contente", disse à Lusa a portuguesa, que esperava que a festa não ficasse por ali.

"Agora, para bem era o Salvador ganhar [o festival da Eurovisão], que ao menos fazíamos a festa todos juntos", comentou.

Abrigado por baixo de uma loja, um casal veio de propósito da Bélgica para festejar na capital luxemburguesa, e o filho de 9 anos também se queixou do mau tempo. "Não gosto do Luxemburgo por causa da chuva", disse Gonçalo Dias à Lusa.

Em anos anteriores, os benfiquistas chegaram a parar o trânsito com os seus festejos, mas este ano a polícia luxemburguesa barrou um dos acessos à praça, "para garantir a segurança das pessoas", disse um agente policial à Lusa, o que também ajudou a arrefecer a festa.

Estacionado perto do local dos festejos, um Fiat 127 com as cores do Benfica e estofos com o emblema das Águias atraiu alguns adeptos, que pediram para ser fotografados junto ao automóvel.

"Pedem, entram dentro do carro e tudo. Já no ano passado foi assim", contou Martinho Chaveiro, proprietário do veículo, pintado com várias referências ao clube da Luz e frases como "É o maior" ou "Limpinho, limpinho - carrega Benfica".

Este ano, o carro ganhou mais um dístico: o número 36, o total de campeonatos nacionais ganhos pelo Benfica.

"O 36 pus agora. A gente não sabia se íamos ser campeões", explicou o emigrante.

O Benfica conquistou o 36.º título de campeão nacional de futebol da sua história, o quarto consecutivo, ao vencer na receção ao Vitória de Guimarães, por 5-0, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga, contabilizando 81 pontos, mais oito do que o FC Porto, que conta menos um jogo.