O Benfica sagrou-se tetracampeão a uma jornada do final do campeonato com uma goleada exemplar sobre o Vitória de Guimarães por 5-0. Com a conquista do 36º título para o seu palmarés, o emblema da Luz distanciou-se também no pódio dos clubes com mais títulos em Portugal depois de uma intensa 'batalha' na reta final do campeonato frente ao FC Porto.

Na contabilidade geral até à conquista matemática do título, o Benfica somou um total de 25 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas, em contraste com um FC Porto que perdeu apenas um jogo, mas empatou um total de 10 jogos e somou menos três vitórias do que os rivais da Luz.

Em relação às vitórias tangenciais, Benfica e FC Porto apresentam registos muito semelhantes uma vez que os 'tetracampeões' somaram um total de oito vitórias pela margem mínima enquanto que os 'dragões' venceram em sete ocasiões pela margem mínima.

A equipa de Rui Vitória somou um total de cinco jogos com triunfos tangenciais de '1-0' e três vitórias por '2-1'. Já o FC Porto teve um total de três jogos a vencer por '1-0' e quatro triunfos tangenciais por '2-1'.

Curiosamente, os clubes que criaram mais dificuldades a Benfica e FC Porto foram Sporting, Estoril-Praia e SC Braga. Os 'leões' perderam na deslocação à casa do Benfica e do FC Porto por 2-1, enquanto que o Estoril-Praia perdem sempre pela margem mínima frente a 'águias' e 'dragões'.

Já o SC Braga também perdeu com Benfica e FC Porto pela margem mínima, sendo que os 'minhotos' perderam no Dragão por 1-0 e em casa frente à equipa de Rui Vitória também por 1-0.

Vitórias tangenciais do Benfica na época 2016/2017

Arouca 1-2 Benfica
Benfica 2-1 Sporting
Estoril-Praia 0-1 Benfica
Braga 0-1 Benfica
Feirense 0-1 Benfica
Moreirense 0-1 Benfica
Benfica 2-1 Estoril-Praia
Rio Ave 0-1 Benfica

Vitória tangenciais do FC Porto na época 2016/2017

FC Porto 1-0 Estoril-Praia
FC Porto 1-0 Braga
FC Porto 2-1 Marítimo
FC Porto 2-1 D. Chaves
Estoril-Praia 1-2 FC Porto
FC Porto 2-1 Sporting
Boavista 0-1 FC Porto