Determinado o campeão nacional de 2016/2017 quando falta apenas uma jornada para o final do campeonato é tempo de analisar o que ainda vai a jogo no próximo fim-de-semana. Com Benfica e FC Porto a garantirem a entrada direta na Liga dos Campeões, e o Sporting no play-off de acesso à prova milionária, resta saber quem irá garantir o último acesso às provas europeias já que Vitória Guimarães tem entrada direta na Liga Europa e o SC Braga vai disputar a 3ª pré-eliminatória dessa mesma competição.

À entrada para a última jornada do campeonato nacional, o Marítimo parte com uma vantagem pontual de três pontos sobre o Rio Ave na luta pelo sexto lugar. No entanto, a formação comandada por Luís Castro foi das poucas equipas que esta temporada conseguiu sair do Estádio dos Barreiros com os três pontos e por isso leva vantagem no confronto direto em caso de igualdade pontual uma vez que na receção aos madeirenses os resultado terminou 0-0.

Com apenas três pontos em disputa, o Rio Ave recebe o Belenenses em Vila do Conde enquanto que o Marítimo vai à Mata Real defrontar o Paços de Ferreira. Na receção à formação do Restelo, a equipa de Luís Castro está dependente do resultado em Paços de Ferreira do Marítimo, uma vez que basta aos madeirenses um empate para segurar o sexto lugar e só em caso de derrota seria ultrapassado pelo atual sétimo classificado.

O Rio Ave procura repetir o sexto lugar da época passada, mas uma derrota em casa com o Benfica e um empate com o Desportivo de Chaves nas últimas jornadas permitiram ao Marítimo ganhar uma vantagem confortável na luta pelo sexto lugar, isto apesar de dois empates e uma derrota nos últimos três jogos.