Primeira liga

15-05-2017 13:01

Três pontos em disputa, três equipas a lutar pela manutenção

Tondela, Moreirense e Arouca jogam pela vida na última jornada.
Arouca e Moreirense disputam a manutenção na última jornada
Foto: OCTÁVIO PASSOS

Arouca e Moreirense disputam a manutenção na última jornada

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O campeonato 2016/2017 está a uma jornada do seu fim e com os lugares cimeiros já definidos importa analisar os clubes que ainda estão na luta pela manutenção depois do Nacional da Madeira ter sido o primeiro clube a ser despromovido à II Liga.

Com o Nacional da Madeira a receber o estatuto de 'lanterna vermelha' nesta edição do campeonato nacional, restam três clubes a lutar pela ambicionada manutenção e são eles: Tondela, Moreirense e Arouca.

O Tondela ocupa atualmente a penúltima posição da prova e está dependente de três resultados para garantir a manutenção, sendo que primeiro de tudo precisa de vencer na receção ao SC Braga e esperar que Moreirense e Arouca não vençam os respectivos jogos. A equipa comandada por Pepa tem atualmente 29 pontos, está a um ponto de Moreirense e a três pontos do Arouca. Para garantir a manutenção, o Tondela tem de esperar pelo resultado de terceiros e assegurar uma diferença de golos superior ao Arouca uma vez que no confronto direto ambas equipas somam um triunfo e uma derrota esta época pelo mesmo resultado: 2-1. No entanto, mesmo que o Tondela consiga superar o Arouca está ainda dependende do que fizer o Moreirense frente ao FC Porto uma vez que a formação de Petit soma 30 pontos.

O Moreirense tem por isso a tarefa teoricamente mais complicada uma vez que está obrigado a vencer o FC Porto e esperar por uma derrota do Arouca uma vez que está em desvantagem no confronto direto depois de uma pesada derrota por 4-1 na primeira volta e de um empate a 2-2 já na segunda.

Já o Arouca tem 32 pontos e está no último lugar que garante a manutenção no principal escalão. A equipa comandada por Jorge Leitão vem de uma série negativa de quatro jogos sem vencer, somando três derrotas e um empate, e precisa de pontuar na última jornada para garantir a continuidade na I Liga.

Conteúdo publicado por Sportinforma