O Benfica de Rui Vitória continua a bate recordes. Depois de se ter sagrado tetracampeão português pela primeira vez na história, os ´encarnados` preparam-se para fechar a Liga 2016/2017 com mais uma vitória e igualar um recorde que tem 23 anos.

Caso os ´encarnados` não sofram golos no Bessa, alcançam a melhor performance defensiva desde 1982/1983. Nesta altura, a equipa de Rui Vitória leva sete golos nos 16 jogos já disputados na Liga longe do Estádio da Luz.

É um feito notável, tendo em conta que as duas derrotas do Benfica na I Liga aconteceram fora de casa: na Madeira com o Marítimo por 2-1 e em Setúbal frente ao Vitória local por 1-0. Longe da Luz, além das duas derrotas, o Benfica empatou três encontros, tendo sofrido golos em dois deles: 1-1 no Dragão com o FC Porto e Alvalade frente ao Sporting. Contra o Paços, o empate foi a zero bolas.

Para estes números muito contribuiu a estabilidade dos homens que fazem parte do sector defensivo. Ederson foi dono e senhor da baliza e ajudou o Benfica em vários jogos, com defesas espetaculares. Luisão foi a voz de comando, ao lado de Lindelof. Na direita, Nelson Semedo foi quase sempre titular, tendo falhado poucos jogos. Na esquerda, Grimaldo primeiro e Eliseu depois, ajudaram na performance defensiva desta época. Há que destacar André Almeida, que jogou tanto a direita com a esquerda, quando foi chamado.

Dos 16 jogos fora de portas, a formação comandada por Rui Vitória não sofreu golos em 10 jogos. Em termos comparativos, o Benfica até sofreu mais golos em casa, onde Ederson foi buscar a bola ao fundo das suas redes em nove ocasiões nos 17 jogos disputados na Luz. Dos 17 encontros, os ´encarnados` venceram 14 e empataram três. Marcaram ainda 49 golos. Fora de portas, onde o Benfica mostrou ser muito eficaz, marcou apenas 21 golos.

No Bessa para coroar mais cinco campeões

Além da motivação de bater igualar o recorde defensivo de 1982/1983, Rui Vitória deverá dar minutos a cinco jogadores do plantel para que os mesmos sejam coroados campeões nacionais.

O guarda-redes Paulo Lopes, o defesa direito Pedro Pereira, o defesa central Kalaica e os defesas esquerdos Hermes e Yuri Ribeiro deverão somar minutos para que possam receber a tão desejada medalha de campeão.

Para tal, basta que cada um participe, pelo menos em 60 segundos de jogo.

O Boavista - Benfica, da 34.ª e última jornada da I Liga, está marcado para às 20h30 de sábado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.