Futebol

19-05-2017 12:02

Na última jornada da Liga ainda há contas por fechar para a Europa e permanência

Marítimo e Rio Ave lutam pelo último lugar na Liga Europa. Arouca, Moreirense e Tondela procuram ainda a salvação.
Tondela vs Nacional
Foto: Lusa

Tondela vs Nacional

Por André Delgado sapodesporto@sapo.pt

Com o título de campeão já atribuído e os cinco primeiros lugares da tabela entregues ainda há contas importantes ainda a fazer na 34ª e última jornada da I Liga. Está em jogo um lugar na Liga Europa e um lugar para a salvação na I Liga.

Para a Europa, só dois clubes podem chegar ao sexto lugar (Esta temporada garante o acesso à Europa depois do Vitória de Guimarães ter confirmado presença na final da Taça de Portugal): Marítimo e Rio Ave. Os insulares estão mais bem colocados, com 49 pontos, logo atrás surgem os vilacondenses com 46 pontos. Basta um empate para que o Marítimo garante um bilhete para a Liga Europa. A derrota até pode bastar, caso o Rio Ave empate ou perca. Já a equipa nortenha precisa de vencer o Belenenses e esperar que os madeirenses percam.

No fundo da tabela, são três as equipas que procuram ainda a salvação. Só uma é que desce. Para o Arouca (15º classificado) basta um empate para garantir a manutenção. Mesmo em caso de derrota será suficiente um empate ou derrota de Moreirense ou Tondela.

Já o Moreirense salva-se se vencer o FC Porto; empatar e o Tondela não vencer; se perder e o Tondela não empatar.

O Tondela é o que está em posição mais complicada para subsistir entre os grandes do futebol português. E é mesmo necessário pegar na calculadora. Para garantir a permanência a equipa beirã tem três cenários possíveis: Vencer em Braga e esperar que o Arouca perca; vencer em Braga e 'fazer figas' para que o Moreirense empate ou perca; empatar e esperar que o Moreirense perca.

Conteúdo publicado por Sportinforma