A Câmara Municipal de Santo Tirso homenageou hoje as equipas sénior e júnior de futebol e de futsal masculino do Desportivo das Aves, por terem subido à primeira divisão, entregando-lhes 125 medalhas e salvas de prata.

A cerimónia decorreu no salão nobre dos paços do concelho de Santo Tirso, reuniu atletas, técnicos, dirigentes e outros responsáveis das três equipas avenses, e todos foram distinguidos com uma medalha alusiva.

O presidente da autarquia, Joaquim Couto, explicou que o "município tem muito a ganhar com os feitos do Aves", desde logo porque "foi muito falado" devido ao que aquele clube, de uma freguesia próxima, conseguiu este ano.

"Não se tem falado de outra coisa no concelho se não da subida do Desportivo das Aves" à I Liga portuguesa de futebol, reforçou o autarca local.

Joaquim Couto disse ainda que "hoje é um dia para lembrar por muitos anos, porque o Aves fez aquilo que porventura ninguém em Portugal fez", que foi subir três equipas à primeira divisão nacional.

Mas, em sua opinião, "o principal motor" é a equipa sénior de futebol profissional, mas prometeu também "continuar a apoiar e a acarinhar" o esforço que o Aves tem feito na formação.

A Câmara de Santo Tirso, aprovou na sua última reunião, e por unanimidade, aumentar a verba do contrato-programa com o Aves de 90 mil para 120 mil euros por época desportiva, sendo esse dinheiro destinado apenas à formação.

As três equipas do Aves que foram homenageadas chegaram aos paços do concelho de Santo Tirso de autocarro e tinham à sua espera algumas dezenas de adeptos, que se concentraram diante do edifício e ali permaneceram até ao fim da cerimónia.

Joaquim Couto recebeu-os à entrada e foi aí mesmo que todos posarem para uma fotografia conjunta.

Alguns adeptos traziam vestida uma camisola vermelha, a principal cor do clube, com a inscrição "I Liga, estamos de volta", outros empunhavam e agitavam bandeiras do Aves e quase todos entoaram mais do que uma vez o hino do clube.