Nove anos depois do terceiro posto de 2007/08, atrás de FC Porto e Sporting e até à frente do Benfica, os vimaranenses voltam a ser os melhores depois dos 'grandes', com os mesmos 62 pontos de 1995/96.

A formação comandada por Pedro Martins chegou a meio na quinta posição, a cinco pontos do Sporting de Braga, mas, mesmo vendendo Soares ao FC Porto, ultrapassou o rival minhoto e consagrou-se o melhor entre os 'pequenos' pela 14.ª vez.

O Vitória impediu, assim, o 'tri' do Sporting de Braga, que, caso voltasse a 'reinar' entre os 'pequenos', igualaria os vimaranenses, com 13 'cetros', no segundo posto de uma tabela liderada confortavelmente pelo Belenenses, com 25, o último há quase 30 anos, na longínqua temporada de 1987/88.

Ainda assim, e ao contrário de 2007/08, a formação de Guimarães não se conseguiu intrometer entre Benfica, FC Porto e Sporting, que ocuparam os três lugares do pódio pela quarta temporada consecutiva.

Os minhotos foram quartos classificados e ainda podem acabar a época com um feito ainda maior, se baterem o Benfica na final de domingo e arrebatarem pela segunda vez, quarto anos depois, a Taça de Portugal.

No trajeto do conjunto de Pedro Martins sobressaem as 10 vitórias alcançadas em reduto alheio, contra apenas quatro derrotas (3-0 com o FC Porto, 2-1 com o Tondela, 2-0 com o Paços de Ferreira e 5-0 com o Benfica).

Em casa, mesmo sempre muito apoiado pelos seus adeptos, o Vitória ficou-se pelos oito triunfos, ainda que tenha marcado mais golos como anfitrião (27 contra 23), sendo que sofreu mesmo fora (19 contra 20).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.