A planificação da próxima época do Sporting vai começar mais cedo do que os rivais por causa dos dois jogos do play-off de acesso à Liga dos Campeões que se vão disputar em agosto, e por isso, a direção liderada por Bruno de Carvalho está obrigada a antecipar todo o planeamento para 2017/2018.

A entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões é portanto a primeira prioridade dos 'leões' para a próxima época, e por isso o regresso ao trabalho deverá acontecer ainda antes do início de julho.

Com a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting garante um importante encaixe de 12,7 milhões de euros, para além da possibilidade de somar 1,5 milhão de euros por cada vitória e 500 mil euros por empate, para além dos prémios pela passagem às fases seguintes da competição.

Portanto, o projeto desportivo dos 'leões' para a próxima época está em grande parte dependente da qualificação para a 'Champions', uma vez que caso o Sporting não consiga o apuramento o projeto desportivo poderá ficar comprometido.