O Benfica tem feito um bom trabalho a nível financeiro. As conclusões são do relatório financeiro apresentado pela KPMG, o que levou a comentários por parte do administrador da SAD 'encarnada', Domingos Soares de Oliveira.

Numa entrevista cedida ao jornal A Bola, o administrador-executivo da sociedade anónima desportiva do clube da Luz revela que são resultados que mostram o "esforço no sentido de fazer crescer as receitas".

"Ficamos orgulhosos disso, porque temos feito esforço no sentido de fazer crescer as receitas de forma mais rápida do que aquilo que são os custos operacionais", afirmou o dirigente, que acredita que o Benfica tem feito melhor que os adversários europeus.

"Tem a ver com o facto de ao longo destes anos em que temos vindo a ser campeões temos apresentado resultados positivos, que vão contribuindo para melhoria significativa do balanço da empresa, da situação patrimonial. Portanto, não nos surpreende o crescimento, o que nos preocupa, sempre que temos resultado positivo, é analisar onde podemos melhorar e que os grandes clubes europeus estão a distância muito significativa do Benfica, o que relacionamos também com o facto desses mercados, nomeadamente o inglês, gerarem em termos de direitos televisivos um valor provavelmente 20 vezes superior aos nossos direitos televisivos nacionais", refere, ressalvando também os resultados desportivos das 'águias'.

"Haverá sempre um grande desequilíbrio, mas quero juntar a este aspeto das boas contas e do melhor valor da empresa o facto de continuarmos a ser um clube extremamente competitivo no ranking da UEFA. Ou seja, estamos no 23.º lugar em termos de valor de SAD, mas se olharmos para o ranking da UEFA em termos competitivos creio que continuamos nos 10 primeiros [ndr - nono], o que significa que, apesar de sermos empresa menos valiosa naquilo que conta de retorno para o nosso adepto/sócio, temos feito melhor que os nossos adversários europeus em termos de performance desportiva", destacou o administrador.

Recorde-se que o Benfica foi considerado o 23º clube mais valioso da Europa pela KPMG, tendo-lhe sido atribuído um valor comercial na ordem dos 340 milhões de euros. Os 'encarnados' surgem também com melhor resultado operacional ao longo do ano passado que, por cada 100 milhões de euros de receitas, o Benfica obtém 30 milhões de euros de lucro, antes de impostos.