Depois de, em entrevista à TSF, Isabel Jonet, diretora da organização, ter dito que sentiu falta de voluntários no passado domingo devido à final da Taça de Portugal, a Fundação Benfica assumiu a sua quota parte de “responsabilidade”. Os tetracampões, através do treinador Rui Vitória, pediram aos benfiquistas para se reunirem no próximo sábado, no Estádio da Luz, e levarem alimentos para os mais desfavorecidos.

O evento vai ser aberto a todos os adeptos e gratuito, embora haja um pré-requisito para que seja permitida a entrada. Para poderem ver as taças do Campeonato, Supertaça e Taça de Portugal no relvado, os adeptos necessitam de deixar um donativo de bens alimentares que serão entregues a quem mais precisa.

Em entrevista ao SAPO Desporto, Isabel Jonet disse que os “alimentos que são mais necessários são os básicos: leite, arroz, azeite, óleo, enlatados, bolachas, cereais de pequeno almoço”, agradecendo a iniciativa exclusiva dos encarnados.

“Quis assim demonstrar a sua solidariedade para com os mais necessitados e fê-lo criando a oportunidade dos adeptos tirarem uma fotografia com as taças que a equipa ganhou este ano. Foi o clube que se mobilizou de forma empenhada e o apelo do treinador Rui Vitória é muito eloquente e temos a certeza que vai interpelar os benfiquistas. Podem contribuir com alimentos ou através do site alimentestaideia.pt”, disse a diretora do Banco Alimentar.

Isabel Jonet agradece a solidariedade dos portugueses, sublinhando que eles “participam sempre que são confrontados com uma necessidade": “Há ainda muitas pessoas que precisam de apoio e por vezes estão bem próximas de nós. Estas iniciativas facilitam o exercício do voluntariado e chama a atenção para causas que a todos nos devem preocupar”, afirmou.

Espera-se que, com esta iniciativa por parte do Benfica, a solidariedade esteja cada vez mais presente nos estádios de futebol já a partir da próxima temporada. Felizmente, em Portugal, já houve várias iniciativas de solidariedade, tais como em Alvalade, Restelo, Braga, Rio Ave ou a própria Liga de Clubes.

“Muito gostaríamos que esta ação fosse o inicio de uma relação mais sustentada entre o desporto e a solidariedade. Os grandes clubes mobilizam muitos adeptos e inspiram muitas pessoas e podem assim transmitir o valor da cidadania e da participação cívica. Não há aqui clubismos mas sim generosidade e cidadania. Em dezembro gostariamos de ver todos os clubes, sem exceção e independentemente da cor, juntos na causa da luta contra a fome em Portugal”, convidou Isabel Jonet.

A entrega de alimentos poderá ser feita entre as 14h00 e as 20h00.