O coordenador das academias do Sporting, Nuno Figueiredo, disse no sábado, em Toronto, confiar na evolução do futebolista português Gelson Martins, ressalvando a diferença do patamar de Cristiano Ronaldo.

"Para ser um Cristiano Ronaldo é um patamar exigente. Existem muitas variáveis no futebol que faz levar a que um atleta tenha mais ou menos sucesso", disse à Lusa Nuno Figueiredo.

O responsável falava durante o jantar do sexto aniversário da Academia do Sporting de Toronto, no Canadá, num restaurante em Mississauga, que contou com a presença do presidente do clube, Bruno de Carvalho.

"Temos o exemplo do Gelson Martins, um atleta da nossa formação que é neste momento uma das grandes referências da nossa equipa. Se vai ser como o Cristiano Ronaldo, ou melhor, não sabemos", acrescentou.

Nuno Figueiredo assinalou as diferenças entre o momento da captação de Ronaldo, há cerca de 15 anos, quando as crianças “jogavam futebol na rua", e a menor liberdade, na atualidade.

Apontando o médio João Palhinha, que integra o plantel principal do clube, o coordenador das academias assumiu a expetativa de 15 jovens se juntarem às equipas de competição ‘leoninas’.

"Pretendemos ter mais jogadores como o João Palhinha, que tenham entrado diretamente, com um percurso de formação das escolas, e que alcancem as nossas equipas profissionais", concluiu.

Atualmente o Sporting tem mais de 30 academias, em Portugal e no estrangeiro, sendo a Academia do Sporting de Toronto, a primeira internacional.