Carlos Carvalhal, treinador do Sheffield Wednesday, da segunda liga inglesa de futebol, afirmou esta quinta-feira que acredita que o técnico Sérgio Conceição "abre uma nova era no FC Porto, com todas as possibilidades de êxitos".

O treinador português considera que Sérgio Conceição precisa de tempo para construir um currículo, mas defende que "as condições estão todas reunidas".

"É uma escolha do FC Porto em alguém que tem sido criticado por não ter currículo, mas ninguém faz currículo num curto espaço de tempo. As pessoas têm de ter oportunidade e ela chegou. Conhece o FC Porto, os seus valores e só depois é possível ver se é uma boa ou má opção. No meu entender, é uma pessoa com capacidade para realizar um bom trabalho num contexto que não é fácil, mas é muitas vezes em situações semelhantes que se fazem grandes treinadores", começou por afirmar, à margem do I Congresso Internacional de Periodização Tática.

Carlos Carvalhal defendeu, no entanto, o trabalho na última época de Nuno Espírito Santo que, "apesar de não ter conseguido aquilo que o FC Porto mais deseja”, considera que fez “um bom trabalho”.

"Acaba por sair por não ter conseguido esses êxitos, mas, em termos de trabalho, realizou um bom trabalho. É uma era nova que se abre e o Sérgio Conceição tem tudo a ganhar, porque o FC Porto não tem ganho nada e permite-lhe partir de um plano que não é negativo de todo, porque as expectativas não são tão elevadas como no passado. Desejo-lhe sorte, porque o futebol português também precisa de um FC Porto forte", disse ainda.

Carlos Carvalhal vai agora encontrar Nuno Espírito Santo, novo treinador do Wolverhampton, também do ‘Championship’, nas competições inglesas e não podia estar mais satisfeito.

"É uma satisfação para mim haver mais treinadores portugueses em Inglaterra. Quem abriu portas em Inglaterra e no Mundo em 99,99% foi o José Mourinho, que é o melhor treinador do mundo. Todos contribuímos para o crédito do técnico português. A chegada do Marco Silva [Watford, do primeiro escalão] foi mais um reforço nesse sentido e agora o Nuno. De repente somos quatro treinadores portugueses a treinar no país do futebol e é uma satisfação tremenda. Espero que no futuro venham muitos mais", finalizou o técnico no evento que aconteceu na Faculdade de Desporto do Porto.