O futebolista brasileiro Hulk, que passou pelo FC Porto, afirmou este domingo que está a torcer para que o novo treinador dos ‘dragões’, Sérgio Conceição, coloque o clube "onde tem de estar, que é a ganhar títulos".

"Desejo que ele faça um ótimo trabalho e que coloque o Porto novamente onde tem de estar, que é a comemorar títulos", disse à agência Lusa o avançado brasileiro.

Hulk alinha atualmente nos chineses do Shanghai SIPG, conjunto treinado pelo português André Villas-Boas e atual segundo classificado da superliga chinesa.

Em entrevista à Lusa, o brasileiro diz que continua a acompanhar a atualidade do FC Porto, clube pelo qual tem "muito carinho" e onde passou quatro anos "muito bons" da sua vida.

O avançado lembra que os portistas fizeram uma "aposta muito grande" quando o contrataram, em 2008, ao Tokyo Verdy, clube da segunda divisão japonesa, ao qual pagaram 5,5 milhões de euros por metade do seu passe.

"Agradeço ao Porto ter feito essa aposta", afirma. "Graças a Deus, consegui corresponder dentro e fora do campo, e isso fica na memória do clube", acrescenta Hulk, que consta do melhor ‘onze’ de sempre dos ‘dragões’, representado no museu do clube.

O internacional brasileiro comentou ainda o atual momento de Cristiano Ronaldo, que encerrou na semana passada uma época repleta de conquistas, ao conquistar a Liga dos Campeões com o Real Madrid.

"É um jogador fora de série. Quem o conhece, quem trabalha com ele, sempre fala que ele é muito profissional, sempre vai em busca dos seus objetivos", disse. "É uma pessoa que merece respeito e merece conquistar o que tem vindo a conquistar", acrescentou.

Instado a revelar onde quer terminar a carreira, o internacional brasileiro diz que não pensa ainda nesse momento.

"Para já tenho mais três anos de contrato [no Shanghai SIPG], que espero cumprir. Estou muito feliz aqui, a minha família está muito feliz", conta.

No total, as 16 equipas que disputam a superliga chinesa investiram, no ano passado, cerca de 460 milhões de euros na contratação de jogadores estrangeiros. Hulk foi um dos nomes mais sonantes a rumar ao país.

O investimento dos clubes reflete a ambição do Governo chinês em converter o país numa potência do futebol, à altura do estatuto alcançado já em outras modalidades.

Hulk, que chegou à China há quase um ano, diz notar "grandes mudanças".

"No meu clube, a mudança foi radical para melhor, a mentalidade de querer ganhar, de querer a cobrança. Até nos treinos, a entrega dos chineses está a evoluir bastante", afirma. "Acredito que a China tem muito para crescer".

O internacional brasileiro, de nome Givanildo Vieira de Sousa, cujo porte físico lhe valeu a alcunha de Hulk, é o segundo melhor marcador do campeonato chinês, com oito golos em 12 jogos.

Desde o ano passado, o agente desportivo de Hulk é o português Daniel Lorenz, antigo diretor de assuntos jurídicos do FC Porto, enquanto em Xangai conta com o apoio do empresário Daniel Ferreira.

"São dois portugueses com os quais tenho uma grande amizade, carinho e respeito, e hoje tenho a felicidade de trabalhar com eles", conta.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.