Futebol

13-06-2017 13:48

Cartão branco e vídeo-árbitro no Torneio Lopes da Silva

Para o presidente da FPF, este torneio é uma “mais-valia” para a formação dos jovens jogadores.
Vídeo-árbitro

FPF introduz cartão branco e vídeo-árbitro no Torneio Lopes da Silva

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) enalteceu hoje a introdução do cartão branco e do vídeo-árbitro no Torneio Lopes da Silva, que decorrerá em Elvas (Portalegre), entre os dias 24 a 30 de junho.

“Vamos potenciar a introdução do cartão branco, promovendo o ‘fair play’ e, dentro de uma decisão que a FPF já tomou de na próxima época o campeonato da I Liga ter em todos os jogos o vídeo-árbitro, há a necessidade de aprofundar a formação dos árbitros e neste torneio uma parte significativa dos jogos vai ter a utilização do vídeo-árbitro”, disse Fernando Gomes.

O presidente da FPF, que falava no Salão Nobre da Câmara Municipal de Elvas, no decorrer da conferência de imprensa de apresentação da 23.ª edição do Torneio Lopes da Silva, competição de sub-14, justificou que a utilização do vídeo-Árbitro serve “como forma de preparação e formação dos árbitros relativamente ao desafio que foi lançado”.

A FPF atribuiu a organização do Torneio Lopes da Silva à Associação de Futebol de Portalegre, competição que reúne os melhores jogadores sub-14 das 22 associações distritais e regionais do país.

Durante uma semana, cerca de 400 jovens irão mostrar em campo o seu talento para o futebol, tendo a oportunidade de assimilar valores essenciais ao futebol de alta competição, como o 'fair-play', a disciplina e o respeito.

A competição, que teve início em 1974, só adotou em 1995 a designação atual (Torneio Lopes da Silva), homenageando, assim, este antigo presidente da FPF.

Fernando Gomes recordou ainda que foi através deste torneio que “grande parte” dos atletas internacionais deram os primeiros passos em termos de seleção nacional.

Para o presidente da FPF, este torneio é uma “mais-valia” para a formação dos jovens jogadores.

Luís Vidigal, antigo internacional português, marcou também presença na apresentação do torneio, sendo o “convidado especial” da organização desta iniciativa.

O antigo internacional ‘AA’ recordou os tempos em que participou no Torneio Lopes da Silva, considerando que esta prova é “inesquecível” para os jogadores.

Neste ato, marcaram ainda presença o presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Nuno Silva, que destacou a importância da “descentralização” da prova e o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.

Conteúdo publicado por Sportinforma