Só sai por 60 ME. O Sporting mantém-se irredutível na convição de segurar Gelson Martins e só o deixar partir caso algum clube bata com a cláusula de rescisão. O nome de Gelson foi associado ao Barcelona pelo jornal AS num conjunto de oito jogadores que são alvo do emblema culé.

Ousmane Dembelé, do Dortmund, é o principal alvo, no entanto, caso as intenções culés sejam travadas pelo clube alemão, o clube catalão poderá apontar todas as baterias com vista à contratação do criativo

Apesar do jogador estar na mira de grandes colossos europeus, como o Real Madrid ou o Liverpool, o que é certo, é que de acordo com o jornal Record, não terá chegado nenhuma proposta oficial pelo jogador dos leões.

2016/2017 confirmou-se como a época de afirmação do extremo de que foi mesmo o jogador mais utilizado por Jorge Jesus em 2016/2017, tendo marcado sete golos e feito 14 assistências em 44 jogos. Gelson consolidou assim também um lugar na equipa de Fernando Santos, sobretudo depois de ter sido titular frente à Letónia, o que dá boas indicações para o que vai suceder na Taça das Confederações.