Sporting

19-06-2017 09:50

Diretor diz que "durante muitos anos não se mexeu" na Academia do Sporting

A Academia do Sporting, em Alcochete, celebra o seu 15.º aniversário esta quarta-feira.
academia alcochete
Foto: Foto: DR

A Academia do Sporting, em Alcochete, celebra o seu 15.º aniversário esta quarta-feira.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Academia do Sporting, em Alcochete, celebra o seu 15.º aniversário, com o diretor da infraestrutura, Virgílio Lopes, a afirmar à Lusa que as instalações precisam de melhoramentos constantes, o que não ocorreu durante anos.

"A Academia representa um conjunto de instalações e infraestruturas que permitem trabalhar o futebol profissional e de formação com muita mais qualidade e de forma integrada. Na altura eram instalações de topo, mas que precisam de ser melhoradas e reparadas constantemente. Durante muitos anos não se mexeu nesta casa, apesar do aumentar da exigência, do número de equipas e de atletas, mas nos últimos quatro anos foram feitas melhorias significativas e que vão continuar, pois não podem ser todas feitas ao mesmo tempo", disse o responsável ‘leonino’, em declarações à Lusa.

Virgílio Lopes lembrou que a Academia foi um projeto pioneiro em Portugal, explicando que há muitos anos, ainda na sua altura de jogador, já se falava da necessidade desta infraestrutura, vista em outros clubes no estrangeiro.

"As condições são ótimas hoje em dia e o importante é trabalhar para as manter e não acontecer no futuro o mesmo que aconteceu, que esteja tudo parado e que se fique com a sensação que estamos a ficar para trás", salientou.

A Academia do Sporting, inaugurada em 21 de junho de 2002, tem vários campos relvados e sintéticos, ginásios, refeitórios, auditórios, gabinetes médicos e de apoio, para além da capacidade para acolher atletas, sendo 60 os que vivem atualmente em Alcochete.

Além da formação, também o futebol feminino, a equipa B e a equipa principal trabalham diariamente em Alcochete, onde os comandados de Jorge Jesus têm uma área própria destinada ao seu trabalho.

"O orçamento é muito elevado e tem aumentado de forma sustentada. Na próxima época vai aumentar novamente. Temos aqui mais de 100 treinadores e uma série de funcionários, desde o departamento clínico ao ‘scouting' e os funcionários precisam de condições. Isto faz-se a partir das pessoas, porque só as instalações não chegam. Estamos a falar de um orçamento de uma quantidade de milhões", reconheceu, sem especificar o valor.

Pela Academia do Sporting, entre atletas dos vários escalões de formação e também do futebol feminino, passam diariamente mais de 250 jogadores, a que se juntam um número idêntico que trabalha ainda em Lisboa, pois até aos sub-13 os atletas estão ainda no Estádio Universitário.

Virgílio Lopes destacou ainda a importância das escolas do Sporting espalhadas pelo país e pelo mundo, referindo que ajudam a identificar talentos.

"Também fazemos recrutamento nas escolas de formação do Sporting espalhadas pelo país e pelo estrangeiro. Temos aqui um atleta que veio do Canada e joga cá, nos sub-14. Vamos recrutando sempre que encontrámos algum talento", rematou.

Conteúdo publicado por Sportinforma