Herminío Loureiro, ex-presidente da Liga, foi detido esta segunda-feira por suspeitas de corrupção. De acordo com o Correio da Manhã, a detenção do também antigo presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis faz parte de uma investigação da Polícia Judiciária do Porto, no âmbito de inquérito titulado pelo Ministério Público – DIAP de Aveiro, e que já dura há um ano.

Foram efetuadas 31 buscas a cinco câmaras municipais e cinco clubes de futebol. No total foram detidas sete pessoas, por suspeitas de corrupção ativa, passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência.

Fonte da Polícia Judiciária ligada à investigação avançou à Lusa que o autarca detido é o atual presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, e que o ex-autarca detido é Hermínio Loureiro.

Cerca de 90 elementos da Polícia Judiciária e vários magistrados do Ministério Público participaram na operação “Ajuste Secreto”. Os cinco clubes de futebol que foram alvo de buscas são “todos do concelho de Oliveira de Azeméis”.

“A investigação permitiu até ao momento a obtenção de fortes indícios da existência de relações privilegiadas entre os suspeitos que, ao longo do último ano, têm visado a realização de diversas obras em diferentes localidades, manipulando as regras de contratação pública”, lê-se no comunicado enviado esta segunda-feira às redações.

Os detidos têm idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, sendo um autarca, um ex-autarca, um funcionário camarário e os restantes empresários de profissão e serão presentes a primeiro interrogatório judicial à competente autoridade judiciária para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Notícia atualizada às 14h35