A Academia de Alcochete celebra esta quarta-feira 15 anos de existência, numa história de talento e superação que se escreve dia a dia com os jovens futebolistas formados nos últimos anos pelo Sporting.

Foi a 21 de junho de 2002, no mandato do antigo presidente Dias da Cunha, que foi inaugurada a ‘fábrica’ da formação do clube de Alvalade. Depois de revelarem estrelas como Paulo Futre ou Luís Figo, os ‘leões’ criaram a estrutura que faltava ao departamento coordenado pelo ‘pai’ de muitos desses jovens: Aurélio Pereira.

Numa altura em que o Sporting era o campeão nacional - o último título remonta, precisamente, a 2002 - e jovens como Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo já davam os primeiros passos no futebol sénior, num percurso anterior à Academia, o emblema ‘leonino’ adiantou-se à concorrência na formação e muitos foram os jogadores a terem uma oportunidade na equipa principal.

Dos vários que chegaram aos seniores do Sporting, é possível fazer um ‘onze’ com jogadores que deixaram uma marca de qualidade indelével em Alvalade. Numa seleção sempre algo subjetiva, Rui Patrício, Cédric, Daniel Carriço, Eric Dier, Miguel Veloso, William Carvalho, João Mário, Adrien Silva, Bruma, Nani e Gelson Martins destacaram-se dos demais.

Na baliza, Rui Patrício é há muito o rosto dos ‘leões’ e o histórico herdeiro natural de Vítor Damas. Lançado com 18 anos, a 19 de novembro de 2006, pelo treinador Paulo Bento, o guardião português, agora com 29 anos, já superou a marca dos 400 jogos pelo clube. Apesar de ainda perseguir o primeiro título de campeão nacional, foi um dos campeões ‘leoninos’ no Euro2016.

O setor defensivo ficaria entregue a Cédric, Daniel Carriço, Eric Dier e Miguel Veloso. O lateral direito, atual titular na seleção nacional, estreou-se pelos ‘leões’ a 04 de novembro de 2010, contra o Gent, num jogo para a Liga Europa, pela mão do técnico Paulo Sérgio. No entanto, seria preciso esperar algumas épocas para a sua afirmação plena até rumar ao Southampton, em 2015.

No eixo da defesa figuram Daniel Carriço e Eric Dier, dois jogadores que não estiveram tempo suficiente no clube para confirmar os créditos que traziam das camadas jovens.

Enquanto o português, que foi capitão em todos os escalões, ainda cumpriu quatro épocas como sénior, o inglês - único estrangeiro deste lote - repartiu as épocas 2012/13 e 2013/14 entre a equipa principal e a formação B, regressando ao país de origem para representar o Tottenham.

A lateral esquerdo surge a maior ‘adaptação’ neste conjunto: Miguel Veloso. Embora tenha construído a sua carreira como médio defensivo, o esquerdino, agora com 31 anos, jogou inúmeras vezes nesta posição. Despontou no Sporting na época 2006/07, com Paulo Bento ao ‘leme’, e vestiu a camisola do clube até 2010/11, saindo com mais de cem jogos no currículo.

No possível meio-campo deste ‘onze’, um trio que chegou a jogar em simultâneo: William Carvalho, Adrien Silva e João Mário. Adrien é o mais velho deste tridente, atualmente com 28 anos, e aquele que mais teve de porfiar para encontrar o seu espaço no Sporting. Estreou-se em 2007/08, mas só ‘explodiu’ como jogador de elite com Jorge Jesus desde 2015.

William Carvalho, de 25 anos, foi lançado por José Couceiro a 03 de abril de 2011, mas só se revelou verdadeiramente sob o comando de Leonardo Jardim, já em 2013/14.

Já João Mário, de 24, estreou-se em 2011/12 com Domingos Paciência na equipa, mas foi com Marco Silva que brilhou em 2014/15, trocando o clube um ano depois pelo Inter por 40 milhões de euros.

Por fim, um ataque muito móvel, assente na longa tradição ‘leonina’ de formar grandes extremos, como Paulo Futre, Luís Figo, Cristiano Ronaldo ou Ricardo Quaresma, e no qual figurariam Nani, Bruma e Gelson Martins.

Nani foi durante anos a maior transferência do Sporting, ao seguir os passos de Ronaldo para o Manchester United, em 2007, por 25,5 milhões de euros. Assinou duas épocas na equipa principal, tendo também já chegado numa fase tardia da sua formação à Academia, com 16 anos, mas que foi tempo suficiente para consumar um desejado ‘regresso a casa’ em 2014/15.

Com uma passagem ainda mais curta pelos seniores, Bruma cumpriu apenas meia época em 2012/13, com 13 jogos e um golo sob a orientação de Jesualdo Ferreira, até se envolver num diferendo com o Sporting que culminou na venda para os turcos do Galatasaray, a troco de cerca de 13 milhões de euros.

A terminar, o mais jovem membro desta ‘elite de Alcochete’ - Gelson Martins. O extremo, de 22 anos, foi lançado por Marco Silva em 2014/15, mas foi com Jorge Jesus que se tornou figura de proa da equipa. Já integrado na principal seleção portuguesa, o internacional luso poderá mesmo tornar-se em breve a maior venda de sempre dos ‘leões’.