O médio Francisco Ramos vai jogar no Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, na época 2017/18, confirmou na quarta-feira o treinador do clube vimaranense Pedro Martins, no Porto Canal.

"Neste momento, não houve entradas, à exceção do Francisco Ramos e do Óscar [Estupiñán]. Nós temos bem definidos os alvos. Agora, faz parte do presidente a matéria negocial, que me ultrapassa. Temos as primeiras, segundas, terceiras e quartas opções para posições em que, neste momento, não temos", disse, num programa daquela estação televisiva.

Depois de três épocas na equipa B do FC Porto, o futebolista, de 22 anos, é o segundo reforço já confirmado pelos vimaranenses, depois de Oscar Estupiñán, ponta de lança, de 20 anos, proveniente do Once Caldas, da Colômbia.

Formado nos 'dragões', o médio cumpriu 113 jogos na equipa secundária 'azul e branca', na II Liga, tendo apontado oito golos, e chegou a fazer um jogo no primeiro escalão pelo FC Porto, na vitória caseira sobre o União da Madeira, por 3-2, na época 2015/16.

O treinador realçou ainda a importância de o clube manter o nível apresentado na época passada, depois de, nos "últimos 15 a 20 anos" ter sido pouco consistente no topo da tabela - o Vitória não termina dois anos consecutivos nos cinco primeiros lugares da I Liga desde 1997/98.

"Temos a noção de que é um ano muito difícil, que vai exigir da nossa parte, porque queremos começar como acabámos. Nos últimos 15 a 20 anos, o Vitória teve duas ou três participações boas, mas depois caiu novamente num vazio", disse.

O clube de Guimarães arranca a pré-época a 03 de julho e já tem encontros de preparação agendados no torneio da Póvoa de Varzim, em 15 e 16 de julho, com Varzim, Belenenses e Portimonense, com o Feirense, em 19 de julho, com o FC Porto, em 23 de julho, e com o Sporting, em 26 de julho, antes de disputar o primeiro jogo oficial em 05 de agosto, com o Benfica, na Supertaça.