O Tondela inicia hoje a preparação da sua terceira época no escalão maior do futebol nacional, na qual espera conseguir maior tranquilidade do que nas últimas duas temporadas, em que escapou à despromoção ‘in extremis’.

Na procura de uma época mais descansada, os ‘beirões’ começaram a preparar-se desde cedo, sendo anunciada, ainda no final de maio, a renovação com o treinador Pepa por uma temporada .

Pepa tinha chegado ao comando técnico do Tondela em janeiro deste ano, quando o clube ocupava a 18.ª e última posição da I Liga de futebol, ajudando os ‘auriverdes’ a protagonizarem mais uma ‘fuga’ à descida de escalão, que se concretizou apenas na última jornada.

Com Pepa no ‘leme’, o Tondela procurou prolongar o vínculo contratual com peças chave, assegurando a renovação com o guardião Cláudio Ramos, para os próximos três anos, além de manter Hélder Tavares e Bruno Monteiro.

Os dois atletas que estavam emprestados pelo FC Porto, David Bruno e Pité, foram contratados, juntando-se aos nove atletas que transitaram da última época: Janota, Rafael Amorim, Ruca, Osorio, Claude Gonçalves, Dylan Flores, Wagner, Miguel Cardoso e Heliardo.

Para reforçar o plantel, que tem até ao momento 20 elementos oficializados, os beirões foram buscar seis atletas de diferentes nacionalidades, onde se destaca Ricardo Costa, o central português que jogou várias temporadas no FC Porto, ao serviço do qual foi campeão nacional por quatro vezes, venceu uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental.

Quando ainda faltam dois meses até ao encerramento do mercado de transferências, o Tondela deverá ainda reforçar-se com pelo menos mais seis jogadores: um guarda-redes, um defesa, dois médios e dois avançados.

O orçamento para a terceira temporada na I Liga de futebol continua no ‘segredo dos deuses', à semelhança do que aconteceu nos últimos dois anos.

A pré-época do Tondela começou uns dias mais cedo comparativamente com a última temporada, arrancando hoje com a realização de exames clínicos aos atletas, que serão efetuados no Hospital CUF Viseu.

Na sexta-feira prosseguem os exames médicos aos atletas, desta feita nas instalações do Estádio João Cardoso.

No dia 01 de julho, a partir das 09:00, os jogadores do plantel ‘auriverde' irão cumprir testes físicos em Vila Real, com a colaboração do Creativelab da Cidesd, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O primeiro treino da pré-temporada realiza-se a 03 de julho, no campo n.º2 do Estádio João Cardoso, em Tondela, com o treinador do clube beirão a orientar a primeira sessão de trabalho pelas 09:30.

As duas primeiras semanas de pré-época cumprir-se-ão ‘dentro de portas’ e só depois os jogadores seguem para o estágio.