Entrevista SAPO Desporto

14-07-2017 14:45

Luís Loureiro: "Nelson Semedo não terá problemas em entrar no balneário do Barcelona"

Treinador português recorda como descobriu Nelson Semedo no Sintrense e porque acredita que o jovem jogador vai singrar no Barcelona depois de duas épocas na equipa principal do Benfica.
Luís Loureiro durante um jogo do Sintrense
Foto: D.R.

Luís Loureiro durante um jogo do Sintrense

Por Eduardo Santiago sapodesporto@sapo.pt

A transferência de Nelson Semedo para o Barcelona não deixou Luís Loureiro surpreendido. O treinador que lançou o internacional português na equipa principal do Sintrense e que depois levou-o para o Fátima nunca duvidou do talento do jovem jogador que foi buscar aos juniores da formação de Sintra.

Em entrevista exclusiva ao SAPO Desporto, o atual técnico do US Lusitanos recordou como identificou o talento de Nelson Semedo quando o jovem jogador já se distinguia dos colegas de equipa nas camadas jovens do Sintrense.

"Na altura era fácil perceber porque ele era diferente dos outros todos. Tinha características que são notórias, que são visíveis, não é preciso ser grande expert na matéria para ver que estava ali um jogador acima da média. As características que ele tinha na altura são as que tem hoje em dia, e que simplesmente estão muito mais aprofundadas e muito mais exploradas com o próprio crescimento a todos os níveis, quer a nível fisiológico quer a nível do entendimento do jogo e evoluiu com naturalidade", afirmou Luís Loureiro ao SAPO Desporto sobre como descobriu Nelson Semedo nas camadas jovens do Sintrense.

Questionado sobre a evolução de Nelson Semedo no Benfica, o técnico português do US Lusitanos considerou que a saída de Maxi Pereira da Luz acabou por abrir as portas a uma oportunidade, que o jovem lateral direito não desperdiçou graças ao seu compromisso com o trabalho.

"Foi uma evolução que para muitos foi uma surpresa, o que é normal tendo em conta a formação do jogador, mas penso que foi uma oportunidade bem aproveitada por parte dele. A questão da saída do Maxi na altura abriu-lhe uma oportunidade para o Nelson mostrar o seu valor que está à vista", disse Luís Loureiro, frisando ainda que a maturidade do jogador já tinha sido determinante na sua afirmação na equipa principal do Sintrense.

"Quando foi feita a primeira observação ao nível desportivo e conseguimos perfeitamente identificar o jogador como sendo acima da média, mas há também a questão mental que é fundamental no jogador. E até nessa área para um jogador daquela idade rapidamente percebemos que estava ali um míudo com maturidade muito acima da média, e bem definido, pois estava consciente do que queria para o seu futuro. E toda essa conjuntura depois veio a comprovar-se na sua evolução para um jogador de elite", acrescentou Luís Loureiro.

Depois de uma época na equipa principal do Sintrense, Nelson Semedo acabou por despertar o interesse de vários clubes e assinar contrato com o Benfica. Conhecendo as dificuldades que o jovem jogador teria na sua primeira época na equipa B do Benfica, Luís Loureiro fez tudo para continuar a trabalhar com Nelson Semedo, garantindo o seu empréstimo para o Fátima onde o lateral direito acabou por fazer uma excelente época.

"Ele iniciou a época no Sintrense, onde à sexta ou sétima jornada entrou na equipa e nunca mais saiu até ao fim. Penso que em Dezembro ou Janeiro ele assinou contrato com o Benfica, havia vários clubes interessados nele, mas o Benfica rapidamente antecipou-se. No final da época, ele já tinha feito vários jogos, e como é normal no Benfica, na equipa B, um jogador vindo do Sintrense não tem a mesma formação dos jogadores e não tinha muito espaço no plantel da equipa B do Benfica. E eu, conhecendo o jogador como conhecia, o talento que ele tinha, rapidamente tentei o empréstimo na altura em que fui treinar o Fátima e conseguimos isso. Essa época acabaria por ser mais uma época de afirmação daquilo que estava bem visível. Acabou por fazer o campeonato praticamente todo e fez uma excelente temporada", recordou Luís Loureiro.

Já em relação a esta nova etapa na carreira de Nelson Semedo no Barcelona, Luís Loureiro não se mostrou preocupado com a adaptação do ex-jogador do Benfica ao colosso europeu e às comparações vindas de Espanha que colocam o internacional português como sendo um potencial sucessor de Dani Alves.

"Estamos a falar de uma situação que aconteceu há exatamente dois anos atrás quando o Maxi Pereira saiu do Benfica. Muita gente entendida na matéria chegou a equacionar que era impensável a substituição em termos desportivos do Maxi, mas o Nelson demonstrou o contrário, pelo talento que ele tem, pelo carácter que tem e eu tenho a convicção, e é esse o meu desejo, que ele consiga singrar no Barcelona. Há vários factores que vão determinar o timming de integração que é importante, mas não tenho dúvidas em afirmar que Nelson Semedo irá ser peça fundamental no puzzle do Barcelona, porque é um jogador com características no processo ofensivo que poucos laterais a nível europeu e mundial dão a uma equipa. Porque não é muito natural laterais com as características que o Nelson tem, e foi por isso mesmo que os responsáveis do Barcelona avançaram para a sua contratação", disse Luís Loureiro.

Em relação à entrada de Nelson Semedo no balneário do Barcelona onde vai encontrar jogadores como Messi, Iniesta, Suárez ou Neymar, o técnico do US Lusitanos acredita que vão ser esses mesmos jogadores a liderar a integração de um jovem jogador com muito talento.

"Só pela personalidade dele não vai ser um grande problema com ele entrar num balneário [com jogadores como Messi, Iniesta, Suárez ou Neymar]. É um rapaz reservado, de fácil trato, e tenho plena convicção que serão esses jogadores mais velhos, os craques digamos assim, que o vão integrar, o mais rapidamente possível, porque vão perceber o homem que têm ao seu lado. É um processo natural, como quando ele entrou no balneário do Benfica. As diferenças na altura quando passou do Sintrense para o Benfica eram grandes, e agora também entre o Benfica e o Barcelona, mas penso que é um processo natural e quem anda no futebol sabe que são os jogadores mais velhos que vão fazer essa integração", sentenciou Luís Loureiro.

Conteúdo publicado por Sportinforma