Hélder Cristóvão concedeu uma entrevista ao jornal catalão ‘Sport’, onde falou sobre a passagem de Nélson Semedo, agora jogador do Barcelona, pela equipa B do Benfica. De acordo com o treinador da formação secundária dos ‘encarnados’, o internacional português pensou em abandonar a equipa B por não ser opção para o meio-campo, mas o técnico acabou por convencer o jovem a alinhar no lado direito da defesa.

"Quando se deu [a mudança de posição], queria sair do Benfica B para uma equipa pequena porque no Benfica não tinha a hipótese de jogar como médio. No entanto, eu convenci-o a ficar no Benfica e a jogar a lateral. Por isso temos esta amizade e cumplicidade. Consegui convencê-lo. Falei com presidente para lhe dar um lugar na equipa B como lateral-direito porque tinha condições para o fazer. Falei com ele [Nélson Semedo] e entendeu que tinha uma boa oportunidade para ficar. Fez um esforço para jogar a lateral e agora chega a recompensa pelo esforço”, começou por explicar o técnico.

“Foi uma adaptação conseguida. Teve paciência nessa posição, porque não tinha experiência a jogar na ala, nem como defesa. Mas fê-lo muito bem. A partir daí sempre jogou mais a lateral-direito", acrescentou.

Hélder Cristóvão não tem dúvidas de que Nélson Semedo irá crescer ainda mais como jogador num clube como o Barcelona.

"O Barça é a equipa ideal para Semedo. Quiçá no início, por causa da sua timidez, possa ter alguns problemas, mas creio que com o ambiente que se vive no Barça ele conseguirá estar bem. Ainda para mais coincidiu com o André Gomes no Benfica B. Conhecem-se muito bem. Vejo algum tempo de adaptação, mas vão gostar muito dele. O Semedo está pronto para jogar no Barça", acrescentou.

Recorde-se de que Nélson Semedo chegou aos catalães proveniente do Benfica por 30 milhões de euros, que podem exceder o valor mediante o cumprimento de algumas cláusulas. O jogador já foi anunciado e oficializado como reforço dos 'blaugrana'.