O Sporting venceu o Mónaco por 2-1 no jogo de apresentação aos sócios em Alvalade. Bruno Fernandes e Bas Dost marcaram para os 'leões' enquanto Guido Carrillo reduziu já perto do fim.

Jorge Jesus apostou em seis reforços no primeiro encontro do Sporting em Alvalade. Acuña estreou-se como titular enquanto Mathieu, Piccini, Fábio Coentrão e Bruno Fernandes também alinharam de inicio. Frente aos campeões de França desfalcados de alguns jogadores devido ao mercado de transferência. Mbappé, estrela da equipa jogou de início na frente de ataque.

O encontro arrancou com o Sporting a ‘rugir’ perante o oponente. Aos cinco minutos, Acuña podia ter aberto o marcado depois de uma grande combinação entre Fábio Coentrão e Gelson Martins. O defesa esquerdo liberou a bola para o extremo português que, com um toque de classe, deu a bola ao mais recente reforço dos ‘leões’. Perante Subasic, Acuña permitiu a defesa do guardião.

Na resposta, o Mónaco esteve perto de fazer o golo no Estádio de Alvalade. Mathieu, que ainda não teve oportunidade de jogar com Rui Patrício, fez um passe atrasado para o pior pé do guardião que aliviou mal a bola para os pés de um jogador dos monegascos. Valeu Coates que cortou a bola em cima da linha de golo.

As bolas paradas têm sido uma das principais armas dos ‘leões’ que, neste jogo, voltaram a ser uma questão a ter em conta. Após um cruzamento estilo canto curto de Acuña, Coates esteve a centímetros do golo e da abertura do marcado.

O Mónaco chegou a introduzir a bola na baliza de Rui Patrício por intermédio de Ronny Lopes, mas o golo foi anulado por Artur Soares Dias depois de consultar o vídeo-árbitro. Os jogadores dos monegascos chegaram a festejar o tento, mas não por muito tempo, uma vez que o tento foi invalidado visto que Jemerson estava fora de jogo na altura do lance. O brasileiro não interferiu na jogada em si, mas na ação de Rui Patrício.

O Sporting chegou ao golo em cima da meia hora por Bruno Fernandes. Depois de uma jogada de Gelson, Bas Dost rematou muito torto e para longe da baliza, mas o Bruno Fernandes aproveitou da melhor forma a ‘rosca’ que saiu do remate para, em esforço, colocar a bola dentro da baliza de Subasic. O médio leonino foi mais rápido do que Jemerson e fez o primeiro em Alvalade.

A poucos minutos do intervalo, Bas Dost dobrou a vantagem ao marcar, de cabeça, depois de um canto cobrado na esquerda por Acuña. O jogador holandês saltou mais alto do que o marcador e não deu hipóteses a Subasic.

No segundo tempo, o clube leonino trocou de equipamento e utilizou o secundário para os segundos 45 minutos. No relvado, o Mónaco entrou mais forte e a pressionar os ‘leões’ que iam tentando, com bolas longas, lançar Podence e Gelson.

Nas primeiras alterações que fez, Jorge Jesus tirou Fábio Coentrão, Bruno Fernandes, Battaglia e Bas Dost para dar lugar a Jonathan Silva, Adrien Silva, William Carvalho e Seydou Doumbia. Apesar das alterações, o jogo mantinha-se morno e sem grandes oportunidades de perigo.

As entradas de Iuri, Alan Ruiz e Bruno César tentaram trazer mais velocidade, mas foi o Mónaco a estar perto de criar perigo. Após um canto, Guido Carrillo esteve perto de marcar, mas Rui Patrício mostrou que as férias não retiraram qualidade e respondeu com uma tremenda defesa.

Doumbia, aos 70 minutos, ainda tentou fazer golo depois de uma jogada pela esquerda, mas o cabeceamento do costa-marfinense foi ao lado da baliza do Mónaco. O avançado mostrou-se muito disponível na frente de ataque, mas sem ter as mesmas rotinas que Bas Dost já detém da temporada passada.

Até ao final houve mais uma alteração com o golo do Mónaco através de Guido Carrilo, mas não alterou a vitória do do Sporting que bateu o campeão francês em título no primeiro encontro em ‘casa’ da nova temporada.

A partida com o Mónaco serviu de apresentação aos sócios e mostrou, no relvado de Alvalade, algumas das caras novas do plantel às ordens de Jorge Jesus. O clube leonino apresentou 32 jogadores antes do arranque do encontro. O próximo jogo do clube leonino em Alvalade será frente à Fiorentina no Troféu Cinco Violinos.