O Sporting venceu o Mónaco no jogo de apresentação aos sócios por 2-1 e conquistou o triunfo no primeiro encontro da temporada em casa. Frente aos monegascos, os ‘leões’ apresentaram muitas caras novas e um plantel de 32 jogadores antes de a bola começar a rolar.

No rescaldo do primeiro jogo em Alvalade, todas as caras novas foram opção e deixaram a sua marca no primeiro ‘teste’ à frente de mais de 40 mil sócios com destaque para Marcos Acuña que fez o seu primeiro jogo com a camisola do Sporting. O argentino é o mais recente a chegar a Alvalade e foi premiado com a titularidade por Jorge Jesus.

Marcos Acuña:

No seu primeiro encontro com a camisola dos ‘leões’, o extremo ex-Racing Avellaneda mostrou-se interventivo e com capacidade para jogar a duas velocidades conforme o jogo ordena. Nas alas com Gelson, foi uma dor de cabeça para a defesa adversária, mas nota-se que precisa de mais tempo para se entrosar com a equipa.

Bruno Fernandes:

Sem dúvidas o melhor reforço no jogo com o Mónaco. Certo como um relógio suíço, o médio deixou ótimos indicativos a Jorge Jesus na hora de construir jogo ofensivo. Com Battaglia por trás a proteger, o antigo jogador da Sampdoria foi o maestro do meio-campo com olhos para a baliza como se viu pelo golo que marcou recheado de oportunismo depois da ‘rosca’ de Bas Dost.

Battaglia:

Menos esclarecido do que Bruno Fernandes na hora de ser titular, o médio ex-SC Braga esteve bem sem se destacar no grupo. Escolhido como médio mais defensivo teve muito trabalho, mas sem comprometer na hora de defender. Contou com várias intervenções a bom nível embora não tenha mostrado suficiente para ‘roubar’ o lugar a William.

Piccini:

Continua sem dar garantias totais de solidez defensivo e algo parco a atacar. O jogador que chegou do Bétis é a opção natural para a defesa direita e, para Jorge Jesus, a principal opção para essa posição. O facto de o Sporting continuar a procurar um defesa direito mostra indícios de que falta concorrência.

Fábio Coentrão:

Muito seguro a defender e atrevido a atacar, o defesa esquerdo foi um dos melhores reforços no encontro contra o Mónaco. Mostrou-se bem integrado no ataque e a combinar bem tanto com Gelson como com Acuña. Saiu para dar o seu lugar a Jonathan Silva sob um coro de aplausos por parte dos adeptos.

Mathieu:

Fez dupla com Coates e fez um bom jogo apoiado por Coates nos momentos de aperto. Na segunda parte mostrou-se muito sereno a fazer ‘dobras’ com Jonathan Silva. ‘Borrou’ a pintura na primeira parte quando colocou a defesa em xeque com um mau atraso derivado de ter pouco tempo na equipa. No primeiro jogo em que participou com Rui Patríco, fez um passe para o pé direito do jogador (pior pé do guarda-redes) que resultou num mau alivio e uma jogada que ia dando golo do Mónaco.

Do banco saíram mais três reforços para os adeptos verem

No decorrer da segunda parte, Jorge Jesus mexeu na equipa para dar minutos a quem estava no banco de suplentes. Apenas André Pinto, que chegou vindo do SC Braga, não alinhou no encontro contra os campeões franceses. Destaque para Jonathan Silva que, apesar de não ser uma contratação, é um reforço para esta temporada depois de ter passado pela Argentina.

Mattheus Oliveira:

O antigo jogador do Estoril entrou para jogar poucos minutos na parte final do encontro. Numa altura em que o Mónaco estava por cima do encontro tentou dar segurança no meio-campo, mas sem ter muito efeito. Precisa de mais do que cinco minutos para mostrar o que já mostrou nesta pré-temporada.

Doumbia:

O costa-marfinense rendeu Bas Dost, mas não conseguiu colocar-se na partida como já fez no passado. Muito observado e sem as movimentações certas, o avançado foi muitas vezes apanhado em fora de jogo. Chegou a cabecear à baliza, mas sem perigo para Subasic. É capaz de mais neste Sporting.

Jonathan Silva:

O defesa esquerdo está de regresso depois de um empréstimo na Argentina e vai ser opção para Jorge Jesus. A chegada de Fábio Coentrão coloca-o na segunda linha para a posição de defesa esquerdo, mas não comprometeu enquanto esteve em campo, mas praticamente não conseguiu subir no terreno para atacar.

André Pinto:

Foi o único reforço que não entrou em campo no embate com o Mónaco. Vindo do SC Braga, é a natural solução para quando Coates ou Mathieu não estiverem disponíveis. Mesmo sem jogar acabou por ganhar pontos visto que Tobias Figueiredo fica ligado ao golo do Mónaco quando o encontro se aproximava do fim.

O Sporting venceu o Mónaco por 2-1 e apresentou-se da melhor forma perante mais de 40 mil pessoas no Estádio de Alvalade. O próximo teste também é em casa, mas frente à FIorentina no Troféu Cinco Violinos.