Primeira Liga Primeira Liga

Primeira LigaPrimeira Liga

29ª Jornada
Estádio do Dragão Árbitro: Pedro Proença 11-05-2013 20:30
FC Porto

  • 0
  • 5
  • 10
  • 15
  • 20
  • 25
  • 30
  • 35
  • 40
  • 45
  • 50
  • 55
  • 60
  • 65
  • 70
  • 75
  • 80
  • 85
  • 90
100%
50%

Benfica
90'+5 Vídeo do lance Termina a partida no Dragão.
90'+4 FC Porto: Helton recebe cartão amarelo.
90'+2 Vídeo do lance FC Porto: Golo de Kelvin! Numa contra-ataque rápido, assistido por Liedson, remata de primeira e atira para o fundo da baliza de Artur.
90' Vão jogar-se mais quatro minutos.
89' Boa iniciativa de Roderick, a recuperar a bola, mas depois atira para fora disparatadamente.
87' Livre cobrado por Moutinho, Liedson desvia para a baliza, mas Artur encaixa.
86' Benfica: Cartão amarelo para Artur.
85' Benfica: Entra Aimar e sai Ola John.
85' FC Porto: Entra Liedson e sai Danilo.
84' Vídeo do lance Falha James! Tinha tudo para marcar o colombiano, isolado na direita, atira de pé esquerdo, mas a bola bate no ferro e sai.
83' Do lado do FC Porto, Vítor Pereira vai lançar Liedson.
82' Ola John muito queixoso, sai de maca o holandês.
80' Vídeo do lance Defesa providencial de Helton! Livre cobrado por Cardozo, rasteiro e ao poste esquerdo, a valer o guarda-redes portista, tira para canto.
80' FC Porto: Defour recebe cartão amarelo.
79' Livre para o Benfica, a bola sobra para Ola John que remata contra Defour, o francês joga a bola com o braço, vai ver cartão e mais um livre para os encarnados.
79' FC Porto: Entra Kelvin e sai Lucho.
78' Falta de Mangala, o francês empurrou Cardozo pelas costas.
77' Vai entrar Kelvin.
76' Já está recuperado Ola John.
75' Ola John no relvado a ser assistido, está queixoso o holandês.
73' Benfica: Entra Cardozo e sai Lima.
73' FC Porto: Entra Defour e sai Fernando.
71' Vídeo do lance Desperdício incrível de Jackson! Após livre de Moutinho, o colombiano aparece a cabecear livre de marcação, mas acerta mal na bola e atira por cima.
71' Fernando vai mesmo sair, vai entrar Defour.
70' Fernando queixoso no chão, depois de um lance com Salvio.
68' Enzo Pérez a cobrar o livre, tentava meter em Luisão, corte dos centrais portistas.
67' Cruzamento de Alex Sandro, a desviar em Varela, segura Artur.
66' Benfica: Entra Roderick e sai Gaitán.
66' FC Porto: Fernando recebe cartão amarelo.
64' Roderick vai entrar.
62' Bom trabalho de Ola John, cruza junto à alinha de fundo, a bola sofre um desvio, mas aparece Matic a rematar à baliza, contra o corpo de Fernando.
60' Cruzamento de Varela, corta Garay para canto.
59' Livre cobrado por James, a bola fica na barreira, passa o perigo.
59' Livre para o FC Porto, depois da falta de Matic sobre Otamendi.
59' Benfica: Matic recebe cartão amarelo.
57' Cabeceamento de Varela, mas sai fraco, Artur defende.
56' FC Porto: Cartão amarelo para James Rodríguez.
55' Está melhor o FC Porto nesta altura, o Benfica entrou mais lento.
51' Outra vez Varela! O internacional português tira Maxi Pereira da frente, senta Garay e remata ao segundo poste, mas desta vez a bola passa longe do alvo.
49' Paulinho Santos foi expulso e foi sentar-se nas bancadas do Dragão.
48' Vídeo do lance Remate perigosíssimo de Varela, em arco, quase surpreendia Artur, mas este parece ainda desviar com a ponta dos dedos para fora.
47' Livre já marcado pelo camisola 8 portista, a bola fica na barreira, Gaitán afasta.
47' Livre perigoso para o FC Porto, vai bater Moutinho.
46' Benfica: Cartão amarelo para Enzo Pérez.
46' Recomeça o jogo, sai o FC Porto a jogar.
46' As equipas regressam ao relvado.
45'+1 Pedro Proença apita e manda toda a gente para os balneários.
45' Vai jogar-se mais um minuto.
44' Muitos protestos de Vítor Pereira, a agitação junto ao banco do FC Porto leva Pedro Proença a interromper novamente o jogo.
43' Lance entre Enzo Pérez e James, o jovem colombiano fica queixoso. O argentino trava-se de razões com James, aparece Fernando para defender o companheiro, e acaba por ser Pedro Proença a repor a ordem.
41' Varela tentava repetir o lance do golo, mas o cruzamento acaba com o corte da defensiva encarnada.
39' Falta de Danilo sobre Ola John, mas Pedro Proença manda jogar. O holandês fica queixoso no chão.
37' Boa iniciativa de Alex Sandro na direita, mas é desarmado por Maxi Pereira.
36' Vídeo do lance Lançamento lateral para desvio de Matic que mete em Lima, o brasileiro cabeceia, mas Helton segura.
35' Bom passe de Gaitán para Salvio, o argentino passa por Danilo e cruza para o centro, a valer o corte de Otamendi.
33' Remate rasteiro de Jackson Martínez, defesa a dois tempos de Artur.
27' Vídeo do lance Responde o FC Porto! Remate enorme de João Moutinho de fora da área, Artur voa para o lado esquerdo e evita o golo.
26' Vídeo do lance Defende Helton! Livre para o Benfica, Lima a marcar, o brasileiro atira uma bomba à baliza portista, mas o guarda-redes dos "dragões" desvia por cima da trave para canto.
25' Vídeo do lance Benfica: Maxi Pereira em lance infeliz fez um auto-golo! Remate de Varela na esquerda, a bola desvia no uruguaio, enganando Artur, está feito o empate.
19' Vídeo do lance Benfica: Golo de Lima! Remate rasteiro de Garay, a meter para o avançado brasileiro que aparece solto junto ao segundo poste e só tem de encostar, está feito o primeiro.
17' Paulinho Santos dá a bola a Salvio, mas o argentino recusa e acaba por ir buscar outra. Muitas assobiadelas, tem de ser Pedro Proença a restabelecer a calma no banco portista.
16' Bom pormenor de André Almeida, a conseguir recuperar a bola e a evitar que Varela subisse no flanco.
14' Nesta altura é o FC Porto quem vai construindo jogadas no ataque, o Benfica mais recuado.
12' Remate de Fernando à entrada da área, encaixa Artur.
10' Atacam os portistas, a obrigar a defesa encarnada a sucessivos cortes, até que a bola sai pela lateral.
5' Passe em profundidade de Otamendi, era para Jackson, mas Artur atento, sai dos postes e corta.
4' Vídeo do lance Não chega Jackson Martínez! Boa iniciativa de Danilo na direita, cruza rasteiro para o segundo poste, mas o colombiano não chega a tempo de fazer o desvio.
3' Gaitán tentava desmarcar Enzo Pérez, mas a bola num defesa portista e chega às mãos de Helton.
1' Começa a partida no Dragão, sai o Benfica a jogar.
As equipas entram em campo.
Já há equipas oficiais! Consulte a ficha de jogo.
«Depois do jogo [com o Estoril] ter terminado, os jogadores esperavam vencer. Isso não nos tira a confiança. Os jogadores estão no auge da confiança, das suas épocas desportivas. Mais confiança que isto não existe. A confiança vem da época brilhante que estamos a fazer. Agora chegamos às decisões: sábado, quarta-feira e no dia 26 de maio para a Taça de Portugal», disse Jorge Jesus, na antevisão do jogo.
«O Benfica é uma equipa com qualidade. Eu sei como o Benfica vai jogar, mas não vos vou dizer [aos jornalistas]. Aqui há uns tempos, até era capaz de ir na vossa conversa... Vou crescendo com as experiências. Já não me atiram areia para os olhos. Eu tenho a certeza como eles vão jogar. Contra nós jogam assim, contra outros jogam de forma diferente», explicou Vítor Pereira na antevisão do clássico.
A lista de convocados do Benfica deverá ser conhecida no próprio dia do jogo.
No sentido contrário, saem Atsu (opção técnica), Izmaylov (castigado) e Maicon (lesionado), enquanto Quiño continua entregue ao departamento clínico.
O regresso de Alex Sandro, recuperado de uma lesão, e ainda de Kelvin e Sebá, que tinham ficado fora da última jornada por opção, são as novidades na lista de 18 jogadores convocados por Vítor Pereira.
Convocados do FC Porto: Helton e Fabiano; Danilo, Otamendi, Mangala, Abdoulaye e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho, Lucho, Steven Defour e Castro; James, Jackson, Varela, Kelvin, Liedson e Sebá.
Na temporada transata, Proença comandou o clássico entre o Benfica e o FC Porto, na 21.ª jornada, em que os dragões venceram por 3-2, num triunfo que lançou os azuis-e-brancos para a revalidação do título nacional e que ficou marcado por um golo decisivo de Maicon, em posição de fora-de-jogo.
No decorrer desta época, Pedro Proença já arbitrou dois jogos do FC Porto, na vitória por 3-0 em Setúbal e no triunfo por 3-1 na receção ao Sporting de Braga, enquanto apenas dirigiu um encontro do Benfica na visita ao Nacional, que terminou 2-2.
Pedro Proença é o árbitro designado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o "clássico". O árbitro de Lisboa terá como assistentes Tiago Trigo e Bertino Miranda, enquanto Sales Gomes será o observador.
Esta época, os dois técnicos só se encontraram uma vez, quando à 14.ª jornada o Benfica recebeu o FC Porto, num jogo que terminou com uma igualdade a 2-2.
Nos quatro jogos, num total de 18 golos (nove para cada), o paraguaio Cardozo é o “rei” dos goleadores, com quatro golos (só não marcou no último), enquanto no lado dos dragões Mangala é o único jogador que já marcou mais do que uma vez (duas).
Não só em número de vitórias (uma para cada) e empates (dois), mas no total de golos marcados nos três jogos em que se encontraram na última temporada e no único que já realizaram na que está em curso.
Em relação ao duelo entre os dois treinados, o quinto jogo entre Vítor Pereira, do FC Porto, e Jorge Jesus, do Benfica, poderá servir no sábado de desempate, visto que registam uma “igualdade absoluta” nas vezes em que se defrontaram.
Em 1990/91, o Benfica triunfou nas Antas 2-0, em 1993/94 impôs-se por 6-3 em Alvalade e em 2004/05 em casa com o Sporting, em duelos sempre determinantes para o título.
Mas também é verdade que o FC Porto-Benfica de sábado será o quarto clássico “decisivo” na parte final do campeonato no último quarto de século da Liga portuguesa, com os três anteriores a penderem sempre para as “águias”.
Como tal, também não é de estranhar que, na ótica das casas de apostas, o FC Porto seja favorito à vitória diante do Benfica. Para a Betclic, por exemplo, a equipa de Vítor Pereira é favorita, com uma odd de 1,90, enquanto as "águias" ficam pelos 3,75. Já o empate vale 3,60.
Em 78 jogos para o campeonato na casa “azul e branca”, os “dragões” somam 47 vitórias, contra apenas 12 dos “encarnados”, num clássico que regista ainda 19 empates (24,4 por cento), resultado que manteria o Benfica na frente após a 29.ª jornada.
O FC Porto tem 60,3 por cento de hipóteses de assumir no sábado a liderança da I Liga, à luz do histórico dos confrontos caseiros com o Benfica, que, por seu lado, tem 15,4 de sair campeão do Dragão.
O Benfica, além de poder se sagrar campeão em caso de triunfo, fica ainda em boa posição caso saia do Porto com um empate, precisando depois de vencer na última jornada o Moreirense, na Luz.
No entanto, os "dragões" podem relançar-se para o título, caso vençam na receção ao seu arquirrival, ficando assim em vantagem e a depender apenas de si próprios, precisando depois de vencer na última jornada em casa do Paços de Ferreira.
Com apenas duas jornadas para o final do campeonato, o Benfica lidera com 74 pontos, mais dois do que o FC Porto, e pode sagrar-se hoje campeão nacional, caso vença no Dragão.
FC Porto e Benfica defrontam-se hoje sábado, pelas 20h30, no Estádio do Dragão, num "clássico" referente à 29.ª e penúltima jornada da Liga 2012/13, já intitulado como "jogo do título".

FC Porto VS Benfica

4-3-3 4-5-1
  • Helton
  • 1
  • Alex Sandro
  • 26
  • Mangala
  • 22
  • Otamendi
  • 30
  • Danilo
  • 2
  • Lucho
  • 3
  • Fernando
  • 25
  • João Moutinho
  • 8
  • Varela
  • 17
  • Jackson Martínez
  • 9
  • James Rodríguez
  • 10
  • Artur
  • 1
  • André Almeida
  • 34
  • Luisão
  • 4
  • Garay
  • 24
  • Maxi Pereira
  • 14
  • Salvio
  • 18
  • Matic
  • 21
  • Gaitán
  • 20
  • Enzo Pérez
  • 35
  • Ola John
  • 15
  • Lima
  • 11

Equipa de Arbitragem

Equipas Iniciais » Ver Estatísticas Individuais

  • 1 Artur
    Artur
    • Posição: Guarda-Redes
    • Amarelos: 1
    • Duplos Amarelos: 0
    • Vermelhos: 0
    • Golos Marcados: 0
    • Golos Penalti: 0
    » Ver ficha
  • 34 André Almeida
  • 4 Luisão
  • 24 Garay
  • 14 Maxi Pereira
  • 18 Salvio
  • 21 Matic
  • 20 Gaitán
  • 35 Enzo Pérez
  • 15 Ola John
  • 11 Lima

Suplentes » Ver Estatísticas Individuais

  • 24 Fabiano
  • 23 Abdoulaye Ba
  • 6 Castro
  • 28 Kelvin
  • 35 Defour
  • 19 Liedson
  • 57 Sebá
  • 13 Paulo Lopes
  • 3 Roderick
  • 25 Melgarejo
  • 10 Aimar
  • 23 Urreta
  • 7 Cardozo
  • 19 Rodrigo

Ainda não existem estatísticas para este jogo.

Votação terminada. A votação do público decorre desde os últimos 15 minutos de jogo até às 10:00 do dia seguinte.

Homem do JogoHomem do Jogo

KelvinKelvin

Médio 1 0 0

Pontos199.5

Escolha dos AdeptosEscolha dos Adeptos

KelvinKelvin

FC PortoMédio 1 0 0

Votos250

FC PortoBenfica

Pontos

Kelvin Kelvin

Médio 250 votos

João Moutinho João Moutinho

Médio 68 votos

Varela Varela

Avançado 48 votos

Mangala Mangala

Defesa 9 votos

Jackson Martínez Jackson Martínez

Avançado 1 votos

James Rodríguez James Rodríguez

Avançado 5 votos

Alex Sandro Alex Sandro

Defesa 2 votos

Otamendi Otamendi

Defesa 2 votos

Helton Helton

Guarda-Redes 6 votos

Danilo Danilo

Defesa 4 votos

Lucho Lucho

Médio 5 votos

Fernando Fernando

Médio 12 votos

Liedson Liedson

Avançado 21 votos

Defour Defour

Médio 1 votos

Pontos

Salvio Salvio

Médio 33 votos

Enzo Pérez Enzo Pérez

Médio 18 votos

Lima Lima

Avançado 19 votos

André Almeida André Almeida

Médio 6 votos

Matic Matic

Médio 10 votos

Artur Artur

Guarda-Redes 24 votos

Luisão Luisão

Defesa 1 voto

Garay Garay

Defesa 1 voto

Ola John Ola John

Médio 7 votos

Maxi Pereira Maxi Pereira

Defesa 8 votos

Gaitán Gaitán

Médio 1 voto

Roderick Roderick

Defesa 1 voto

Cardozo Cardozo

Avançado 3 votos

Aimar Aimar

Médio 3 votos

Informação

Os dados são consolidados em intervalos de 10 minutos.

JOGOS EM DIRECTO

ver todos os jogos »

Jogos Primeira Liga FC Porto

Jogos Primeira Liga Benfica

Classificação

Temporada Regular