A seleção angolana de futebol goleou a sua similar do Lesotho por 4-0, em jogo da 4.ª jornada do Grupo C de apuramento ao CAN2015. Bastos, Ary Papel, Koetlhe (autogolo) e Love Cabungula fizeram os golos da primeira vitória de Angola nesta fase.

Pressionados pelo empate na sexta-feira em Maseru frente a este Lesotho, a formação angolana sabia que apenas a vitória interessava, para se manter na luta por um lugar na fase final do CAN2015. Romeu Filemon, técnico de Angola, apenas fez uma alteração, com a saída do lesionado Geraldo que deu o seu lugar a Ary Papel.

Angola entrou forte no encontro e chegou ao golo logo aos dois minutos. Bastos saltou mais alto que toda a gente na área do Lesotho e desviou de cabeça um livre de Gilberto. Primeira explosão de alegria no estádio 11 de Novembro, com muito pouco público nas bancadas. Há claramente um "divórcio" entre a seleção angolana e os seus adeptos.

O ritmo frenético com que Angola entrou na partida agradava a Filemon, que ia incentivando os seus pupilos. O meio-campo pressionava, ganhava imensas bolas, a defesa não dava hipóteses aos avançados contrários, os extremos iam desequilibrando. Só Love parecia estar a mais no onze.

Antes do intervalo os "palancas negras" fizeram o 2-0 por intermédio de Ary Papel. O extremo do 1.º de Agosto recebeu um passe de Gilberto na área e rematou forte, fazendo 2-0.

O início do segundo tempo foi igual ao primeiro. Logo aos 46 minutos a formação angolana vai fazer o 3-0, num lance caricato. Koetle, defensor do Lesotho, tentou atrasar a bola para o seu guarda-redes, que já estava a sair dos postes. A bola foi diretamente para a baliza, num lance que até o público no estádio ficou sem saber se teria sido golo ou não.

O quarto tento dos "palancas" foi obra de Love Cabungula que conseguiu antecipar a um defensor e desviar um centro de Gilberto, aos 57. Um golo que "matou" o jogo.

Com o 4-0 no marcador, os jogadores de Angola passaram a recriar-se com a bola, com destaque para Ary Papel e Job, trocando a bola, tentando fintas sem qualquer sentido, esquecendo que era importante marcar mais golos que mais tarde poderão ser úteis para situações de desempate. Com isso, o Lesotho conseguiu subir no terreno e incomodar Landú mas sem criar uma única situação de golo.

Angola passa a somar quatro pontos em quatro jogos. No próximo dia 15 de novembro recebe o Gabão, na 5.ª jornada.