O Estádio Nacional volta a abrir as portas hoje, desta feita, para receber o embate da quarta jornada do Grupo F de qualificação para CAN’2015, entre as selecções de Cabo Verde e Moçambique, com a liderança em jogo.

A partida tem início agendado para as 16h30 e vai ser dirigida por uma equipa de arbitragem maliana chefiada por Mahamadou Keita.

Líder do Grupo com seis pontos em três jogos, Cabo Verde, de acordo com o seu seleccionador, Rui Águas, procura vencer este prélio para regressar às vitórias e cimentar a liderança, condição “sine qua non” para facilitar a sua qualificação para a maior montra do futebol africano.

Os “Tubarões Azuis” estão pressionados, não se conformam com a derrota sofrida (0-2) em Machava, Moçambique, pelo que tem sido notória alguma ansiedade dos seleccionados crioulos em querer vincar nesta reedição do dérbi afro lusófono.

Isto porque, uma vitória coloca Cabo Verde com um pé na fase final, já que terá ainda o quinto e penúltimo jogo em casa, na recepção ao Níger, antes de terminar a fase de grupo em Lusaka.

Certo é que pela frente Cabo Verde terá de contar com a resistência de Moçambique, selecção que chegou à Cidade da Praia galvanizada por ser a única equipa invicta neste grupo e que vem de uma encorajadora vitória no seu reduto em Maputo, isto é, os “Mambas” infringiram a primeira derrota da era Rui Águas.

João Chissano, timoneiro moçambicano, já avisou que veio à capital cabo-verdiana para discutir a liderança, ainda que atribui “ligeiro favoritismo” à selecção do arquipélago porque joga em casa, mas certamente que pretende fazer a festa no Estádio Nacional.

É quem hoje este país do Índico está a ser marcado pelas eleições gerais, nas quais cerca de 10,9 milhões de moçambicanos vão escolher o novo presidente da República, 250 deputados para o parlamento e 811 membros das assembleias provinciais.

A organização do jogo espera mais uma grande enchente, pelo que a Comissão de Gestão da catedral do desporto cabo-verdiano, tem vindo, nos últimos dias a desdobrar-se em esforços para que tudo decorra “sem grandes sobressaltos”.

Os portões do Estádio vão ser abertos três horas antes do horário programado pela Confederação Africana de Futebol, CAF, uma das companhias de rede móvel está no terreno a intensificar o sinal de telemóvel, efectivos da Polícia Nacional, Forças Armadas, elementos da segurança privada ao que parece, têm tudo programado para “o sucesso deste espectáculo do desporto-rei”.

Os bilhetes de ingresso ao Estádio Nacional, com capacidade para 15 mil espectadores, estão à venda desde terça-feira em diferentes pontos da cidade e a partir das 09:00 de hoje vão estar disponíveis num dos postos de venda do Estádio Nacional ao preço de 500 escudos (tribuna), 200 (barómetro) e 100 para os topos Norte e Sul.

O Jogo Cabo Verde x Moçambique tem assegurado a transmissão televisiva da TV5 com sinal aberto à Televisão de Cabo Verde, pelo que se espera uma grande movimentação da imprensa nacional e estrangeira, especializada no mundo futebolístico.

Neste jogo está a qualificação para o Campeonato Africano das Nações, prova que começa a ser disputada a 17 de Janeiro no Reino de Marrocos, pelo que mais 15 jogos, envolvendo um total de 32 jogos (incluindo a partida do Estádio Nacional) movimentam o continente africano de Norte (Argélia) a Sul (África do Sul), passando por Cabo Verde (Oeste) a Sudão (Este).