A ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde, Fernanda Marques, considerou esta quarta-feira que os jogos da seleção cabo-verdiana de futebol para o Campeonato Africano das Nações (CAN) são sempre um fator de união nacional.

Fernanda Marques fez esta declaração à Inforpress no final do jogo da quarta jornada do Grupo F de qualificação para o CAN, disputado no Estádio Nacional, em que Cabo Verde venceu a sua congénere de Moçambique por 1-0.

“É um momento ímpar e é verdade que, efetivamente, o desporto, e neste caso particular o futebol, nesta lógica do CAN, é um fator da união nacional, ou seja, é nação cabo-verdiana unida à volta da vitória”, afirmou, lembrando que, com esta vitória, Cabo Verde apura-se para competição que acontece em Marrocos no próximo ano.

A mesma constatação foi feita pelo ministro da Presidência e do Conselho de Ministros, Démis Lobo, que sublinhou a qualificação de Cabo Verde para o CAN’2015, dizendo “orgulhoso dos tubarões azuis”.

“É mais um passo em frente no sentido da afirmação da nossa seleção como uma grande seleção em África, porque o que se viu aqui é que a nação está unida em torno de futebol”, declarou.

Com o Estádio Nacional cheio, os praienses apoiaram a seleção de início ao fim da partida e no final, todos os que a Inforpress abordou, mostraram-se satisfeitos com o apuramento de Cabo Verde para CAN’2015 em Marrocos.

O golo que carimbou a qualificação dos “Tubarões Azuis” para a fase final do CAN foi assinalado aos 33 minutos da etapa complementar por intermédio do futebolista do Sporting de Portugal, Heldon, que acabara de entrar nove minutos antes.

Com esta vitória Cabo Verde soma nove pontos e qualifica-se automaticamente para o CAN'2015, quando faltam ainda dois jogos para a final da fase de grupo, já que a Zâmbia venceu o Níger por 3-0.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.