A Confederação Africana de Futebol (CAF) felicitou hoje Cabo Verde pela qualificação para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN), cuja próxima edição se disputa em 2015, em Marrocos.

Em declarações à rádio RCV, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, confirmou que recebeu uma mensagem de um dirigente da CAF a felicitar o futebol cabo-verdiano, destacando que a seleção orientada pelo português Rui Águas foi a primeira a conseguir o apuramento para a prova.

"De facto, ontem [quarta-feira] recebi uma mensagem de um dirigente da CAF, que por sinal é meu amigo, a felicitar-nos pela qualificação e por sermos o primeiro país a conseguir tal feito", informou Mário Semedo.

Quanto ao apuramento dos cabo-verdianos, conseguido quarta-feira à quarta jornada, após uma vitória por 1-0 diante Moçambique, o dirigente federativo disse que representa a confirmação do que aconteceu em 2013, quando os "Tubarões Azuis" se qualificaram pela primeira vez para a fase final da CAN.

"Vem-se trabalhando cada vez mais para se projetar o futebol cabo-verdiano e é isso que é mais importante", continuou o presidente da federação que rege o futebol do arquipélago.

Quanto aos próximos jogos, com Níger e Zâmbia, em novembro, Mário Semedo avançou que a seleção treinada por Rui Águas vai iniciar logo o trabalho de preparação, sendo que o objetivo é ganhar as duas partidas para terminar o apuramento firme no primeiro lugar.

Cabo Verde venceu Moçambique com um golo do sportinguista Heldon e, com nove pontos no Grupo F, garantiu o apuramento para a fase final da CAN, que se realiza entre janeiro e fevereiro de 2015, em Marrocos.

Moçambique e Zâmbia, que venceu o Níger por 3-0, têm ambos cinco pontos, enquanto os nigerinos somam apenas dois pontos e ficaram com o apuramento para a fase final da CAN bastante dificultado.

Na próxima jornada, marcado para o dia 15 de novembro, Cabo Verde volta a jogar em casa, agora frente ao Níger. Se vencer, garantirá o primeiro lugar do grupo, algo inédito na história do futebol cabo-verdiano.

No outro jogo, Moçambique vai receber a Zâmbia e, se ganhar, também se apura para a prova máxima de seleções de futebol em África.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.