Já é oficial: Marrocos não será palco da Taça das Nações Africanas em futebol em janeiro e fevereiro de 2015. O governo marroquino oficializou a sua desistência em organizar a prova maior do futebol africano devido ao surto de ébola que afeta o continente.

"A CAF rejeitou todas as nossas propostas e por essa razão retiramo-nos de sede da Taça das Nações Africanas. Queremos preservar a segurança dos nossos cidadãos e estamos dispostos a assumir as consequências", disse uma fonte do Ministério dos Desportos de Marrocos ao site Supersport.

A Confederação Africana de Futebol ainda não tomou qualquer medida face a esta renúncia. Nesta altura há três alternativas, todas elas propostas pelo governo marroquino: adiar a prova para 2016, passar o CAN para outro país, como a África do Sul que recebeu a anterior edição ou cancelar esta edição de 2015.

Recorde-se que Marrocos irá receber em dezembro o Mundial de Futebol, prova que não deverá sofrer alterações. A diferença em relação ao CAN está no facto de o governo marroquino temer o enorme fluxo de adeptos dos países africanos com forte incidência de ébola.