O primeiro-ministro cabo-verdiano mostrou-se hoje "absolutamente satisfeito" com o apuramento da seleção de futebol para a Taça Africana das Nações (CAN2015) e garantiu "todo o apoio necessário" para uma "forte participação" na prova.

"Fiquei absolutamente satisfeito com a classificação de Cabo Verde para a CAN2015. Conseguimos nadar mais depressa e fomos os primeiros classificados", referiu José Maria Neves, após apresentar na Cidade da Praia o Fundo de Acesso Social (FAS).

Para o chefe do Governo cabo-verdiano, não há tempo a perder e agora é a fase de mobilização dos recursos necessários para que a seleção tenha uma "excelente participação" na prova máxima de seleções em África, que decorrerá entre janeiro e fevereiro de 2015, em Marrocos.

Em 2013, na primeira e até agora única participação de Cabo Verde numa CAN, o Governo apoiou com mais de 10 mil contos (90.690 euros) e José Maria Neves garantiu que vai continuar a dar o contributo e apoio à seleção, mas sem precisar os valores.

"A seleção merece o empenhamento das instituições públicas, mas também de todos os cabo-verdianos e da sociedade civil", indicou o primeiro-ministro.

Cabo Verde venceu Moçambique com um golo do sportinguista Heldon e, com nove pontos no Grupo F, garantiu o apuramento para a fase final da CAN.

Moçambique e Zâmbia têm ambos cinco pontos, enquanto os nigerinos somam apenas dois pontos e ficaram com o apuramento para a fase final da CAN bastante dificultado.

Na próxima jornada, marcado para o dia 15 de novembro, Cabo Verde volta a jogar em casa, agora frente ao Níger. Se vencer, garantirá o primeiro lugar do grupo, algo inédito na história do futebol cabo-verdiano.

No outro jogo, Moçambique vai receber a Zâmbia e, se ganhar, também se apura para a prova máxima de seleções de futebol em África.