O técnico da seleção de futebol do Gabão, o português Jorge Costa, manifestou-se esta quinta-feira, em Luanda, confiante no apuramento das Panteras Negras para a Taça das Nações Africanas (CAN2015).

Em declarações à imprensa, à sua chegada a Luanda, Jorge Costa referiu que a sua equipa está em Angola com o objetivo de garantir já o apuramento, apesar de não contar com a principal estrela, Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia de Dortmund), por não ter sido dispensado pelo seu clube.

"Viemos a Angola para fazer um bom jogo e garantir já a qualificação. Faltam apenas dois jogos e estamos próximos do apuramento", referiu o português, acrescentando, no entanto, que antevê um jogo difícil diante da seleção de Angola.

Angola e Gabão jogam no sábado às 16h00, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, em partida referente à 5ª jornada do grupo C de apuramento para a CAN2015.

Aos gaboneses basta um empate frente a Angola para garantir a qualificação, ao passo que os Palancas Negras necessitam de vencer as duas partidas que restam e esperar que o Burkina Faso não vença ambas para seguir em frente.

O grupo é liderado pelo Gabão com oito pontos, seguido pelo Burkina Faso com sete e Angola com quatro. O Lesotho ocupa a última posição com dois pontos.

O CAN2015 deveria realizar-se em Marrocos de 17 de janeiro a 8 de fevereiro, mas o país do Norte de África desistiu, alegando risco de propagação do vírus do ébola. A CAF deve indicar em breve o novo país sede do evento continental, surgindo a Guiné Equatorial como hipótese.