O Qatar, anfitrião do Mundial2022, manifestou-se hoje pronto para acolher a Taça das Nações Africanas (CAN) 2015, depois Marrocos ter abdicado de organizar o torneio, anunciou o presidente da federação de futebol local.

De acordo com o sheihk Hamad Ben Khalifa Ben Ahmed Al-Thani, não foi feito ao Qatar nenhum pedido "oficial" para ser o anfitrião da competição, que decorrerá entre 17 de janeiro e 08 de fevereiro de 2015.

"O Qatar está pronto a dar toda a ajuda que seja solicitada oficialmente para organizar a CAN 2015", declarou o presidente da federação do Qatar em comunicado.

O comunicado de hoje contradiz uma declaração de quarta-feira do vice-presidente da mesma federação, para quem uma eventual candidatura do Qatar "não fazia sentido".

A CAF anunciou na terça-feira que Marrocos não vai organizar a CAN2015, depois do governo de Rabat ter pedido um adiamento para 2016 por medo da propagação do vírus Ébola, tendo a seleção marroquina sido igualmente excluída da prova.

“Existem muitas razões que nos impedem de alterar as datas da competição. Temos um problema com os clubes franceses, que não vão deixar os jogadores africanos participar, caso a data da CAN2015 se altere”, disse Hayatou, que não se pronunciou sobre a possibilidade de serem um ou dois países a organizar a competição.

A agência AFP escreveu na quarta-feira, citando uma fonte da Confederação Africana de Futebol (CAF), que "três países, no máximo, poderão estar na corrida, entre eles Angola e Gabão", à organização da prova de 2015.

No entanto, logo de seguida a Federação Angolana de Futebol (FAF) desmentiu qualquer intenção de organizar a fase final da prova, desde logo por questões de restrição financeira.

Tanto Angola como o Gabão têm experiência na organização da CAN. Os angolanos foram anfitriões da edição de 2010, enquanto o Gabão partilhou a organização da prova em 2012 com a Guiné Equatorial.

O presidente da CAF, o camaronês Issa Hayatou, anunciou que o país organizador será anunciado nos próximos quatro dias.