A seleção angolana de futebol empatou hoje 1-1 em casa do Burkina Faso, na última jornada da qualificação para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN) 2015, para a qual não se qualificou.

À entrada desta sexta jornada, as seleções do Gabão, treinada pelo português Jorge Costa, e do Burkina Faso já estavam apuradas para a competição marcada para a Guiné Equatorial, pelo que a deslocação dos "Palancas Negras" a Ouagadougou serviu apenas para cumprir calendário.

Ainda assim, numa primeira parte bem conseguida, a equipa dirigida por Romeu Filemon conseguiu impor-se àquela que era considerada a melhor seleção deste grupo. Foi assim com naturalidade que Djalma colocou Angola na frente do marcador, aos 28 minutos, na conversão de uma grande penalidade.

Numa das poucas falhas defensivas de Angola na primeira parte, a seleção da casa empatou, na conversão de outra grande penalidade, aos 48 minutos.

O resultado acabou por não sofrer alterações na segunda metade, com as duas equipas convencidas com as sortes diferentes da competição.

Angola falha a qualificação para a CAN 2015 com seis pontos obtidos em seis jogos e apenas uma vitória, em casa, contra o Lesoto, considerada a seleção teoricamente mais acessível do grupo.

Contabilizou ainda três empates e só hoje marcou o primeiro golo fora de Angola.

"Foi um fracasso, sim, porque não nos conseguimos apurar. Foi um ciclo negativo, mas acho que daqui a dois ou três anos teremos uma equipa fortíssima", admitiu anteriormente o selecionador angolano.

Numa seleção marcada pela estreia, em 2014, de vários jovens jogadores, Angola tentava "carimbar" pela oitava vez a presença numa fase final do torneio continental africano.