A Taça Africana das Nações (CAN) decorrerá entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro na Guiné-Equatorial. E são muitos os atletas vinculados a clubes portugueses que deverão partir rumo àquele país africano. Brahimi (FC Porto) e Slimani (Sporting), ambos da Argélia, são os casos mais mediáticos e dois exemplos de “estrelas” que podem deixar os relvados portugueses durante mês e meio. Mas há outros nomes.

Com Guiné-Equatorial (anfitrião), África do Sul, Congo, Argélia, Mali, Gabão, Burkina Faso, Camarões, Costa do Marfim, República Democrática do Congo (o terceiro melhor da fase de grupos), Gana, Guiné-Conacri, Cabo Verde, Zâmbia, Tunísia e Senegal qualificadas para o CAN2015, são muitos os atletas que vão estar ausentes durante grande parte do mês de janeiro, no mínimo.

O Congo foi a grande surpresa ao atirar a Nigéria, vencedora da última edição da competição, para fora dos lugares de qualificação. Neste sentido, há “craques” que desfalcarão os seus emblemas como os portistas Brahimi (Argélia) e Aboubakar (Camarões) ou os sportinguistas Slimani (Argélia) e Héldon (Cabo Verde).

A seleção que mais atletas pode “roubar” ao campeonato luso é Cabo Verde, comandada pelo português Rui Águas: Héldon (Sporting), Kuca e Babanco (Estoril-Praia), Gegé e Kukula (Marítimo), Brito (Boavista), Pecks e Ivan (Gil Vicente), Zé Luís (SC Braga), Ericson (V. Setúbal), Ricardo Gomes (V. Guimarães), Mailó (Belenenses) e Jimmy (Académica) são alguns atletas que poderão integrar a lista dos "tubarões azuis".

Na formação senegalesa há cinco “lusos” que poderão viajar até à Guiné-Equatorial: são eles François Sene (V. Setúbal), Idris Mandiang, Yoro Ly, Mamadou Ba e Fary Faye (todos do Boavista). Na seleção do Burquina Faso, Nii Plange (V. de Guimarães) ou Edgar Salli (Académica). Já nos Camarões, Christian Pouga (Boavista) e Aboubakar (FC Porto) também poderão ser baixas.

Adama Traoré, Inters Gui, Saré (todos do V. Guimarães), Michael Seri (P. Ferreira) e Magique (Académica) também podem entrar nas contas de Hervé Renard na Costa do Marfim, embora pareça algo pouco provável. O Mali também tem dois representantes em Portugal que poderão estar ausentes durante o mês de janeiro (há estágio antes da competição) e parte do mês de fevereiro: são eles Ulysse Diallo (Arouca) e Alphousseyni Keita (Gil Vicente).

Na República Democrática do Congo, David Mbala (Penafiel) poderá ausentar-se, tal como Boubacar Fofana (Nacional) e Salim Cissé (Sporting B) na Guiné-Conacri. Daniel Opare (FC Porto), Bernard (V. Guimarães), Wakaso e Boateng (Rio Ave), Richard Ofori (Académica), Barnes Osei (P. Ferreira) e Quincy Owusu (Boavista) poderão estar presentes em África para representar o Gana. Por seu lado, a Tunísia poderá chamar Khalil Chemmam (V. Guimarães).

O Vitória de Guimarães é o clube que mais jogadores poderá ceder à principal competição africana de seleções (um total de oito atletas) e o clube que maior número de nacionalidades africanas possuí no seu plantel (5), podendo ser um dos mais prejudicados com o início do CAN. Já o Boavista é o conjunto que mais futebolistas poderá oferecer a uma única seleção, um total de quatro para o Senegal.

Importante realçar que a edição 2014/2015 da liga portuguesa não conta com nenhum sul-africano, gabonês ou zambiano, apesar de contar com uma lista de 40 jogadores “selecionáveis”. A constituição da fase de grupos da competição é sorteada a 26 de novembro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.