A seleção cabo-verdiana de futebol venceu hoje, no Cairo, (Egipto), a sua congénere da Líbia por 2-1, em jogo da segunda jornada do Grupo F para as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações, CAN ‘2017.

A partida ficou marcada pela forma com a seleção da Líbia desperdiçou duas grandes penalidades (uma na primeira e outra na segunda parte), com os marcadores de serviços a atirarem ao poste e à barra do guarda-redes Vozinha.

Cabo Verde inaugurou, entretanto, o “placard” aos 57 minutos da etapa complementar, pelo avançado Djaniny, atacante que ctua na equipa do Santos Laguna do México, a Líbia restabeleceu a igualdade aos 86 minutos, num livre directo apontado por Izadia.

O golo da vitória crioula foi rubricado aos 90 minutos, num lance protagonizado pelo tecnicista Ryan Mendes.

Cabo Verde entrou com o onze composto por Vozinha, Sténio, Kay, Fernando Varela, Carlitos, Nuno Rocha, Marcos Soares, Babanco, Garry Rodrigues, Djaniny (Ryan Mendes) e Heldon (Zé Luís).

A partida foi dirigida pela equipa de arbitragem da Argélia, chefiada por Mustafá Ghorbal, que teve como árbitros auxiliares os seus compatriotas Mokrane Gourari e Brahim El Hamlaoui Sid Ali.

No outro jogo deste grupo, realizado este sábado, na cidade de São Tomé , a seleção dos Marrocos venceu São Tomé e Príncipe por 3-0.

Com esta conjugação de resultados, Cabo Verde e Marrocos somam seis pontos cada (combinado do arquipélago lidera o grupo face ao “melhor goal-average”), seguidos da Líbia e São Tomé e Príncipe, que ainda não pontuaram.

A partida aconteceu à porta fechada no Estádio Petro Sport, no Cairo (Egito), por imposição da CAF, face às restrições impostas por causa de incidentes recentes nos estádios do Egito, marcado por invasões e mortes entre os espectadores.