A seleção de futebol de Cabo Verde efetua hoje à noite um treino de adaptação ao relvado e à iluminação artificial do Grand Stade Marraquexe, palco do jogo de terça-feira com os Marrocos.

A equipa cabo-verdiana visita ainda na manhã de hoje o estádio para o seu primeiro contato, depois ter desembarcado, domingo, em Marrocos, numa viajem que iniciou sábado, após a derrota em casa, com escala técnica em Lisboa.

O selecionador Felisberto “Beto” Cardoso considera que a derrota por 0-1, em jogo referente a terceira jornada de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2017, foi um “acidente de percurso”, sublinhando estar esperançado numa vitória no solo marroquino.

Beto disse que a equipa tem algumas baixas, mas que o mais importante passa por uma recuperação total e activa e uma reintegração psicológica dos jogadores, por entender que “não é fácil após esta derrota fazer uma viagem, relativamente longa”.

Assegura que o hotel onde a comitiva cabo-verdiana se encontra hospedada reúne condições para que os selecionados possam ser submetidos a trabalhos de recuperação como alongamento e recuperação de jogos e da viagem.

Pretende realizar um treino mais activo para aumentar a confiança e dinâmica aos selecionados para o embate de terça-feira.

Beto classifica o jogo fora de portas com Marrocos como o duelo de tudo ou nada, “de risco”, ressalvando que a derrota no Estádio Nacional não traduz os valores dos atletas que integram a selecção nacional.

O jogo entre os “Leões do Atlas” e “Tubarões Azuis” inicialmente agendado para às 16:00 locais, no Grand Stade Marrakech, foi adiado para as 18:00 (16:00 Cabo Verde) numa partida que só a vitória interessa aos convocados de Beto Cardoso para continuarem a alimentar a esperança de marcar presença, pela terceira vez consecutiva, na maior montra do futebol africano, CAN.

A selecção de Marrocos assume, agora, o comando do Grupo F com nove pontos em três jogos, seguida de Cabo Verde (seis), São Tomé e Príncipe (três) e Líbia com três derrotas registadas em outros tantos jogos.