Paulo Bento não tem dúvidas: o objetivo de Portugal na qualificação para o Campeonato Europeu de 2016 é o primeiro lugar do grupo.

"Se Portugal é favorito? Sim, é um facto que em função do nosso passado somos favoritos. A verdade é que nos últimos anos não temos conseguido a qualificação de forma direta e provar esse favoritismo. Queremos transformar o favoritismo teórico em favoritismo prático. Queremos ir ao Euro2016 e queremos ir no primeiro lugar", garantiu o selecionador português em conferência de imprensa.

Convidado a analisar o primeiro adversário de Portugal na qualificação, a Albânia, Paulo Bento considerou tratar-se de uma equipa "competitiva, organizada e intensa" e lembrou que a seleção albanesa só perdeu por mais de um golo na fase de qualificação para o Mundial2014 contra a Suíça. "O que mais temo na seleção da Albânia? Não é temer, é respeitar. É uma equipa muito organizada do ponto de vista defensivo, e que tem jgadores velozes e agressivos. Temos de ser uma equipa equilibrada e organizada para controlar o jogo e o adversário", considerou.

Sobre a falta de pontas-de-lança de raíz na convocatória (Éder é o único), o selecionador voltou a lembrar que Ivan Cavaleiro também é opção para o centro do ataque. "Não temos um ponta-de-lança, temos dois, o Éder e o Ivan. São jogadores de características diferentes, mas o Ivan faz as três posições do ataque".

Paulo Bento garantiu ainda que Fábio Coentrão integrará o treino deste sábado, embora não tenha treinado na sexta-feira "por precaução" e destacou a ausência de Cristiano Ronaldo. "Não há nenhuma equipa que fique mais forte sem o melhor do mundo, mas tentaremos ser uma equipa o mais forte possível sem ter o melhor jogador do mundo connosco", defendeu Paulo Bento.