A partida entre Sérvia e Albânia (0-0), da passada terça-feira, a contar para a fase de apuramento para o Europeu de 2016, foi interrompida aos 42 minutos pelo árbitro Martin Atkinson depois de um 'drone' com a bandeira da 'Grande Albânia' ter sobrevoado o Estádio do Partizan, em Belgrado (Sérvia).

Nessa altura, o defesa sérvio Stefan Mitrovic agarrou na bandeira com o intuito de a guardar e continuar com o jogo. Este gesto do ex-benfiquista desencadeou uma reação dos jogadores albaneses e, consequentemente, os adeptos também invadiram o campo. A UEFA já remeteu uma decisão sobre o caso para a Comissão de Controlo, Ética e Disciplina do organismo.

Após a interrupção da partida, o capitão da equipa da casa Ivanovic afirmou não perceber a situação, realçou que a Sérvia “apenas pretendia continuar com o jogo” e explicou que a partida não continuou já que “a equipa albanesa não estava preparada física e mentalmente para continuar a jogar” após o sucedido. Sérvios e Albaneses integram o grupo I, onde também está Portugal.

Após os incidentes, o irmão do primeiro-ministro albanês, Olsi Rama, também foi detido pela polícia por ser suspeito de ter intervenção direta no planeamento da situação em questão, segundo relata a televisão estatal sérvia “PTC”.

Esta situação acontece devido à tensão que ainda se sente entre países que já integraram a antiga Jugoslávia, como são os casos da Albânia, do Kosovo, do Montenegro, da Macedónia e do sul da Sérvia.

A bandeira da 'Grande Albânia' surgiu a partir de um projeto que visa reunir todos as comunidades de etnia albanesa existentes nesses países num único território comum.