A União Europeia manifestou hoje o seu descontentamento pela “provocação” que obrigou à suspensão do jogo entre a Sérvia e a Albânia, de qualificação para o Euro2016 de futebol, e enalteceu Belgrado no tratamento do incidente.

O árbitro inglês Martin Atkinson interrompeu a partida Sérvia-Albânia quando jogadores das duas equipas e adeptos se envolveram em confrontos, depois de um "drone" ter sobrevoado o relvado com uma bandeira que representava um mapa da denominada "Grande Albânia".

“Estamos desapontados com a interrupção do jogo de ontem [terça-feira], seguindo-se a um ato de provocação”, disse Maja Kojicancic, uma porta-voz da Comissão Europeia, acrescentando que as autoridades sérvias “demonstraram profissionalismo a lidar com a situação”.

A UE rejeitou ainda a sugestão de alguma imprensa sérvia, de que teria desempenhado um papel nos incidentes verificados no jogo de terça-feira.

“A política não se guia por provocações em estádios e neste contexto salientamos a importância da cooperação regional e da visita programada do primeiro-ministro da Albânia, [Edi] Rama, à Sérvia, nos próximos dias”, sublinhou a porta-voz.