A UEFA instaurou esta quarta-feira inquéritos disciplinares às federações sérvia e albanesa, na sequência dos incidentes no jogo entre as duas seleções, que levaram à suspensão da partida do grupo I de apuramento para o Euro2016 de futebol.

A federação sérvia tem um processo devido ao atear e arremessar de fogos e artefactos pirotécnicos, a distúrbios causados pelo público, a invasão de campo por adeptos, a organização insuficiente e ao uso de caneta apontadora de laser.

Já o inquérito instaurado à federação albanesa fica a dever-se à recusa a jogar e à exibição ilícita de uma bandeira. O caso será analisado na reunião da Comissão de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA, marcada para 23 de outubro.

A partida entre a Sérvia e a Albânia, em Belgrado, da terceira jornada do grupo I de qualificação para o Euro2016, de que faz parte a seleção portuguesa, foi interrompida aos 42 minutos, quando os jogadores das duas equipas se envolveram em confrontos, depois de um "drone" telecomandado, que transportava uma bandeira da denominada Grande Albânia, com uma mensagem inscrita, ter sobrevoado o relvado.

Após alguns minutos, o defesa sérvio Stefan Mitrovic, que já passou pelo Benfica, agarrou na bandeira, desencadeando uma reação dos jogadores albaneses. A partir daí, elementos das duas equipas envolveram-se em agressões e alguns adeptos invadiram o terreno, o que levou o árbitro a mandar as duas seleções recolher aos balneários.

Na segunda-feira, a federação sérvia, com anuência da congénere albanesa, decidiu que o encontro não seria presenciado por adeptos albaneses, ficando acordado que não haveria seguidores sérvios do encontro a realizar na Albânia, por razões de segurança, tendo em conta as relações tensas entre os dois países.

O Kosovo, ex-província sérvia de população maioritariamente albanesa, proclamou unilateralmente a sua independência em fevereiro de 2008. De Belgrado surgiram denúncias de um projeto visando a criação de uma "Grande Albânia", reunindo as comunidades albanesas da Albânia, do Kosovo, do Montenegro, da Macedónia e do sul da Sérvia.

A Albânia lidera o Grupo I a par da Dinamarca, com quatro pontos, mais um do que Portugal e mais três do que a Sérvia e a Arménia.