A Federação Albanesa de Futebol exigiu hoje uma investigação completa e independente aos incidentes ocorridos antes durante e depois do jogo com a Sérvia, e garantiu que os seus jogadores foram alvo do lançamento de objetos como pedras e isqueiros.

Em comunicado, a federação refere que os seus jogadores “foram alvo do lançamento de um pedaço de betão, pedras, moedas e isqueiros”, antes e durante o jogo de terça-feira com a Sérvia, do grupo I de apuramento para o Euro2016, do qual faz parte Portugal.

“Os factos são claros, há provas e nós exigimos uma investigação completa e independente aos incidentes ocorridos antes, durante e depois do jogo Servia-Albânia”, disse Armando Duka, em declarações à agência France-Presse, acrescentando: “os agressores devem ser punidos por todas as instituições, incluindo a justiça sérvia”.

No comunicado, a federação albanesa refere que “durante o aquecimento os jogadores foram atingidos por uma ‘chuva’ de moedas, isqueiros” enquanto o público gritava frases como “matem os albaneses” ou “morte aos albaneses”.

Segundo o comunicado, durante o jogo “foram arremessados para o relvado e para três jogadores albaneses, que estavam a fazer o aquecimento, pedras, isqueiros e engenhos pirotécnicos”.

O organismo afirma ainda que os seus jogadores foram agredidos por adeptos sérvios, assistentes de recinto desportivo, polícias e futebolistas adversários quando tentavam sair do relvado, depois de o jogo ter sido interrompido.

A UEFA anunciou na quarta-feira a abertura de inquéritos disciplinares às federações dos dois países e indicou que o caso será analisado pela sua Comissão de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA a 23 de outubro.

A partida disputada em Belgrado foi interrompida aos 42 minutos, quando jogadores das duas equipas se envolverem em confrontos, depois de um "drone" telecomandado ter sobrevoado o relvado com uma bandeira da Grande Albânia, projeto nacionalista destinado a unir na mesma entidade as comunidades albanesas na Albânia, Kosovo, Montenegro, Macedónia e sul da Sérvia.