O selecionador Vicente del Bosque, que liderou a Espanha na conquista do Mundial2010 e do Euro2012, assegurou, numa entrevista publicada hoje pelo diário As, que vai deixar o cargo após o Euro2016 de futebol, em França.

“Não irei antes do Euro2016, nem continuarei depois”, refere ao diário desportivo espanhol Vicente del Bosque, que falhou a defesa do título no Mundial2014, no Brasil, no qual a Espanha caiu na fase de grupos com derrotas frente à Holanda (1-5) e Chile (0-2), despedindo-se com um triunfo por 2-0 sobre a Austrália.

Desde então, Vicente del Bosque tem sido muito contestado, até porque a Espanha já sofreu uma inesperada derrota frente à Eslováquia, por 2-1, em jogo referente ao Grupo C da fase de qualificação para o Euro2016.

“Na vida não há certezas absolutas de nada, mas é minha intenção continuar até 2016, em França, e depois sair”, refere o selecionador, de 63 anos, defendendo a necessidade de a sua sucessão ser preparada de “forma suave”.

Vicente del Bosque notabilizou-se como treinador ao serviço do Real Madrid, de 1999 a 2003, período em que conquistou duas ligas dos campeões e dois campeonatos de Espanha.

Após uma temporada mal sucedida no comando do Besiktas, na Turquia, Vicente del Bosque foi chamado a substituir Luis Aragones no cargo de selecionador de Espanha, após a conquista do Euro2008.