A Associação de Futebol de Gibraltar (GFA) confirmou hoje a realização dos jogos em casa de apuramento para o Euro2016 contra Alemanha, República da Irlanda e Escócia, todos em 2015, no Estádio Algarve, em Portugal.

Face a especulações que davam conta da possibilidade de os jogos da seleção de Gibraltar poderem decorrer em Londres, por exemplo, a GFA reiterou a sua confiança no Estádio do Algarve como casa emprestada para os jogos de apuramento.

Resolvidas algumas questões inerentes ao uso do estádio, nomeadamente IVA e outras questões fiscais, a federação gibraltina confirmou a realização no Algarve dos jogos contra a Alemanha (13 de junho de 2015), República da Irlanda (04 de setembro de 2015) e Escócia (11 de outubro de 2015).

Aspetos relacionados com as medidas de segurança no Estádio do Algarve também foram resolvidos após a GFA ter contratado uma nova empresa de segurança para os dias de jogo, que já teve atuação positiva no encontro frente à Geórgia.

A federação gibraltina teve ainda em conta para manter a sua casa emprestado no Algarve os pareceres positivos das congéneres alemã, irlandesa e escocesa, com voos marcados e alojamento nas imediações de Faro e Loulé, para os jogos em questão.

Tendo em conta todas estas considerações, e até por não possuir ainda um estádio aprovado pela UEFA para a realização de jogos internacionais, a GFA confirmou o Estádio do Algarve como casa emprestada no apuramento para o Euro2016.

Gibraltar segue na sexta e última posição do Grupo D da fase de apuramento, com zero pontos, depois das derrotas “em casa” com a Polónia (7-0) e Geórgia (3-0) e na Republica da Irlanda (7-0).

O Grupo D é liderado pela Polónia, com sete pontos nos três jogos realizados, tantos pontos como os amealhados pela Republica da Irlanda (segunda). Em terceiro lugar segue a campeã mundial Alemanha, com os mesmos quatro pontos da Escócia (quarta). A Geórgia é quinta, com três pontos.