Fernando Santos salientou hoje o carácter decisivo do embate com a Arménia, no dia 14, no terceiro jogo de Portugal a contar para a fase de apuramento para o Euro2016. E nem o particular com a poderosa Argentina, quatro dias depois, preocupa o selecionador português.

"Era importante falar do jogo com a Arménia e essa é a questão central. É para nós decisivo, seguramente. A vitória na Dinamarca só se consubstancia com uma vitória agora com a Arménia. Temos todos de estar preparados, porque não vai ser fácil. Terá um grau de dificuldade elevado, mas tenho confiança absoluta na equipa e nos jogadores. Temos de fazer um grande jogo e ser iguais a nós próprios como nos últimos jogos. A atenção está exclusivamente focada na Arménia. O jogo com a Argentina é uma questão de prestígio. Espero que esqueçam a Argentina até sábado, o decisivo e que importa é com a Arménia. O que vai decidir a nossa presença no Europeu é com a Arménia e não com a Argentina. Não me interessa o que o mundo vai pensar", atirou o técnico.

Na conferência de imprensa de apresentação da convocatória, onde sobressaem as estreias dos laterais esquerdos Raphael Guerreiro e Tiago Gomes, bem como o regresso de Bosingwa, Fernando Santos explicou as suas escolhas: "Esta convocatória tem alguns nomes diferentes, mas que me merecem toda a confiança. O Ivo Pinto esteve bem no último estágio, mas o Bosingwa traz mais experiência às laterais. Tem jogado desde outubro e acho que pode dar coisas muito positivas. Não sou grande adepto de adaptações. O Raphael [Guerreiro] tem feito um percurso muito bom, tenho informações da sua competência e parece-me normal, tal como com o Tiago. Tem cerca de 50 internacionalizações nas camadas jovens e é titular no Braga".

Paralelamente, o selecionador nacional vincou o porquê da ausência de Fábio Coentrão, que regressou recentemente aos treinos no Real Madrid. "A informação que tenho é que não está apto a competir. Estará fora da competição. Começou na segunda-feira os treinos, não está integrado ainda com a equipa. Esteve dois meses parado e será reintegrado lentamente. O jogador não está ainda apto a competir", frisou, explicando que as novidades para essa posição não vão implicar mais trabalho nos treinos: "Não complica nada. Os métodos de treino estão identificados e padronizados. Estes jogadores são os que estão na linha seguinte de Coentrão, Eliseu e Antunes. Nem é uma questão de opção."

A terminar, Fernando Santos reiterou que o facto de reintegrar Bosingwa, depois de este se ter incompatibilizado com Paulo Bento, não é um "ataque" ao passado. "Temos de deixar o Paulo [Bento] descansado e ele não é tido nem achado neste momento. Isto é o presente, não o passado", sentenciou.